Vale University Indigenous Program (VUIP) at UEMS
access and permanence
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p194-218Keywords:
Higher Education, Affirmative action policies, Vale University Indigenous Program, UEMSAbstract
The research on the Vale University Indigenous Program (VUIP) aimed to analyze the equality of conditions for access and permanence of indigenous students in higher education in the state, from 2009 to 2018. To this end, a literature review, survey and document analysis of the Superintendency of Special Projects (SUPROES), as well as laws, decrees and resolutions that regulate the VUIP and the quota policy for higher education. It was observed that the inequality of conditions is determined by the legislation itself and there is low permanence. Of the 495 beneficiaries of the program, only 16% completed their studies. It was concluded that the program does not offer equal conditions for access to indigenous students.
Downloads
References
ATHAYDE, F. L. O. Ações afirmativas, cotas e a inserção de acadêmicos indígenas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2010.
BITTAR, M. et al. Política de Cotas para Negros na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – um estudo sobre os fatores da permanência. Série Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n. 24, p. 143-156, jul./dez. 2007.
BRASIL. Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012, p. 1.
CALDERONI, V. A. M. de O. Professores Indígenas e Educação Superior: Traduções e Negociações na Escola Indígena Ñandejara da Aldeia Te’ýikue. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2016.
CORDEIRO, M.J. de J.A. Três anos de efetiva presença de negros e indígenas cotistas nas salas de aula da UEMS: primeiras análises. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/548.pdf . Acesso em: 6 maio 2019.
CORDEIRO, M.J. de J.A. Negros e indígenas cotistas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: desempenho acadêmico do ingresso à conclusão de curso. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
CORDEIRO, M.J. de J.A. Ações afirmativas: políticas de acesso e permanência nas instituições de ensino superior. Política & Trabalho, n. 33, p. 97-115, out. 2010
CORDEIRO, M.J de J.A; CRUZ. M.C. da S. Os programas PAE/UEMS e PVUI/UEMS e as contribuições na permanência de acadêmicos negros e indígenas em situação de vulnerabilidade social nos oito cursos de licenciatura da unidade de Dourados da UEMS. In: ENCONTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, 8., 2014. Anais... Dourados: UFGD, 2014.
CORDEIRO, M. J. de J. A; CORDEIRO, A.L. A; MULLER. M.L.R. A permanência de estudantes na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Rev. Fac. Educ.(Univ.do Estado de Mato Grosso), v.25, ano 14, n. 1, p.131-153, jan. /jun.2016.
CORDEIRO, M. J. de J. A.; ZARPELON, S. Indígenas cotistas da UEMS: acesso, permanência e evasão dos primeiros ingressantes em 2004. Educação e Fronteiras on-line, v. 1, n. 1, p. 65-79, 2011.
DATASUS. Departamento de Informática do SUS. 2010.
FRANCA, F. F. de. As políticas de ações afirmativas e as trajetórias de alunos indígenas no centro de estudos superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (2005-2018). 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas Instituição de Ensino) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
FERRI, E. K; BAGNATO, M. H. S. Políticas públicas de Ação Afirmativa para indígenas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: a visão dos implementadores. Pro-posições, v. 29, n. 1, p. 86, jan./abr. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico. Brasília, 2010.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2005.
MOEHLECKE, S. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cad. Pesqui., São Paulo, n.117, nov. 2002.
BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 2013.
MUNANGA, K. Uma Abordagem Conceitual das Noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia. In: SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO-PENESB, 3., 2003. Palestra proferida em 05/11/03.
NUNES, C. D. Subsídios para o desenvolvimento de ações de letramento na política de permanência de indígenas na universidade. 2013.188 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
PROVEDELLO, M. Marcos Terena: em busca de reconhecimento. IPEA: desafios do desenvolvimento, ano 2, n.8, mar. 2005.
RIBEIRO, S. N. Ações Afirmativas: a implementação de reserva de vagas no contexto da Universidade Federal de Ouro Preto. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Instituição de Ensino) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS). Cursos de Graduação. Mato Grosso do Sul, 2014. Disponível em: http://www.uems.br/graduacao. Acesso em: 01 abr. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).