English language in the scope of multiliteracies of military higher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p438-452

Keywords:

Multiliteracies, English Language, Agulhas Negras Military Academy

Abstract

The article aims to analyze the perception of students from a Military Higher Education Institution regarding the applicability of the English language in their future career as Brazilian Army (EB) combatant officers. It is a survey that focuses on the analysis of local phenomena. To this end, applied research of descriptive character with a quantitative and qualitative approach was carried out. The results obtained were achieved inductively and identified that (a) the English Language contributes to the student’s individual process of attributing meaning to the multiple literacies inherent in the military career and; (b) the student's ideas regarding the use of the English language in his future career is not limited to communication with foreign agents, but also encompasses daily military activities and.

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Author Biographies

Arlindo José de Barros Junior, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN; Universidade de Taubaté - UNITAU

É Oficial do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro e atua como professor na Academia Militar das Agulhas Negras, instituição de nível superior do Exército Brasileiro. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (2020), possui pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2018); em Ciência Militares com Ênfase em Ensino da Língua Inglesa pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (2017); em Aplicações Complementares às Ciências Militares pela Escola de Administração do Exército (2009) e; graduação em letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (2004). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância, da Universidade de Taubaté (NEPISPEAD).

João Freire Junior, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN; Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (1997). Graduação em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015) e Graduação em Teologia Bíblica pela Faculdade Teológica de São Paulo (2006). Possui Especialização em: Gestão (EsIE), Gestão Estratégica de Recursos Humanos (UCB), Políticas Públicas (UNITRI), Política e Estratégia (ADESG), Teologia (UPAC), Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (UFF), Bases Geo- Históricas para Formulação Estratégica (ECEME) e Ciências Militares (ESAO-EB). Mestrado e Doutorado em Administração. É professor de Metodologia da Pesquisa Científica (AMAN), Logística, Gestão de Processos e Gestão de Projetos. Atua, ainda, como Coordenador de Pesquisa Docente na Academia Militar das Agulhas Negras. Na Teologia, é professor nas matérias Teologia Paulina, Pentateuco, Profetas, Homilética, Administração Eclesiástica e Ética Cristã. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância (NEPISPEAD).

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pós-doc. do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL - UNESP, SP. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora-adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, professora e conselheira - CONDEP do Departamento de Gestão e Negócios - Gen, integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia EAD da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Ensino Superior, Educação Ambiental, Educação Tecnológica e Arte Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: arte educação, formação docente, diversidade sociocultural e inclusão, educação ambiental para sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação. Participa dos grupos de pesquisa: Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias - UNITAU - Ciências Humanas, Educação; Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância - UNITAU - Ciências Humanas, Educação; Conservação da Natureza da Zona Costeira - Ciências Humanas, Geografia - UNESP.

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Published

2021-11-30

How to Cite

BARROS JUNIOR, Arlindo José de; FREIRE JUNIOR, João; BUSSOLOTTI, Juliana Marcondes. English language in the scope of multiliteracies of military higher education . Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 438–452, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p438-452. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11346. Acesso em: 21 nov. 2024.

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