Research on digital technologies in chemistry teaching

Authors

  • Bruno Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p244-269

Keywords:

Digital Technologies, Chemistry teaching, Systematic Literature Review, Technology research

Abstract

Digital technologies in Chemistry teaching (CT) have been incorporated in the search to promote improvements in the teaching and learning processes. In this sense, this research carried out a systematic review of the literature in five steps in order to identify in periodicals in the Teaching area “What has been the focus of published research on digital technologies in the Chemistry teaching?”. The clipping period was the last decade (2011-2020) considering journals with Qualis A. The results show that the focus of the research is more on the use of technologies in the CT, followed by the elaboration/application of digital didactic resources (DDR). The data also reveals that software/apps, audiovisual and mobile devices were the DDR most used in the articles, that the content of organic chemistry was the most explored and that the target audience in most of the works were high school students. Finally, this research reports what researchers in the field have developed about digital technologies in CT, making it possible to trace paths that aim to contribute to the process of building chemical knowledge through the use of digital technologies.

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Author Biography

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É Licenciado em Química, mestre no Ensino das Ciências e Doutor em Química Computacional. É coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-UFRPE). Também é Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Professor no curso de Especialização em Ensino de Astronomia da UFRPE. Coordena os grupos de pesquisas LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química) e InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) do diretório de grupos do CNPq e é pesquisador colaborador do Núcleo SEMENTE.Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. Atua como consultor ad hoc de periódicos especializados em Educação em Ciências/Química, nacionais e internacionais, e agências de fomento (CNPq, CAPES). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021 - Objeto 1, 2 e 3). Participa com avaliador credenciamento e recredenciamento do Ministério da Educação (INEP). Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) é o atual vice-diretor da Divisão de Ensino [mandato 2020-2022] e foi tesoureiro da Regional Pernambuco [mandatos 2016-2018, 2018-2020]. Foi representante da região nordeste na Comissão Nacional de Ensino de Química (2016-2018) que contribuiu para a criação da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) e fez parte da diretoria de comunicação da SBEnQ (2018-2020).

 

http://lattes.cnpq.br/4932752031807872

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Published

2021-11-30

How to Cite

LEITE, Bruno Silva. Research on digital technologies in chemistry teaching. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 244–269, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p244-269. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13055. Acesso em: 31 oct. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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