Teaching and learning of cartesian plane from the game “locating ordered pairs”

Authors

  • Alixandre Marques Cruz Professor da rede estadual de Alagoas
  • Cynthia da Silva Anderson Professora da rede estadual de Sergipe
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15824

Keywords:

Teaching and learning of Mathematics, Elementary School., Game, Cartesian Plane

Abstract

The text aims to report the experience of a mathematical activity performed through the game “Finding ordered pairs”. The game was held with 30 students from a class of the 8th grade of Elementary School. For this, in this text, aspects about games are discussed by authors who address the theme. The information on the experience report was based on Bicudo (1993). It was concluded that the game developed was relevant to the contribution of student learning by fixing and resolving doubts about the concepts of Cartesian Plane, ordered pairs and their coordinates.

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Author Biographies

Alixandre Marques Cruz, Professor da rede estadual de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Licenciatura Matemática pela UFS,  membro do grupo de Pesquisa FOPTIC e professor da rede estadual de Alagoas.

Cynthia da Silva Anderson, Professora da rede estadual de Sergipe

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Licenciatura Matemática pela UFS, Pós Graduação concluída em Ciências da Natureza e suas tecnologias pela UnP, Pós Graduação em Educação e Gestão, pela Faculdade Pio X, em uma parceria com a SEED-SE.  Membro do grupo de Pesquisa FOPTIC. Professora da rede estadual de Sergipe.

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE.

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Published

2023-09-05

How to Cite

MARQUES CRUZ, Alixandre; ANDERSON, Cynthia da Silva; VASCONCELOS, Carlos Alberto de. Teaching and learning of cartesian plane from the game “locating ordered pairs”. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15824, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15824. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15824. Acesso em: 16 sep. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

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