High School in Mozambique
impact of the operational and hidden curriculum on the quality of teaching
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15929Keywords:
High school education, Curriculum, Quality educationAbstract
This paper seeks to understand and discuss factors that compromise the quality of education in the National Education System of Mozambique, specifically high school education, based on a documentary review of educational policies and description of real contexts.
Downloads
References
ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, C. D. A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2007. (Série Documental: Textos para Discussão).
LIBÂNEO, J. C. Produção de saberes na escola. In: CANDAU, V. M. (org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MANDLATE, Celso Daniel. Formação e atuação de professores no ensino secundário do sistema nacional de educação: o período pós-colonial em Moçambique. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
MOÇAMBIQUE. Lei n.º 18, de 28 de dezembro de 2018. Revisão da Lei sobre o Sistema Nacional de Educação. Boletim da República, Maputo, n. 3748, 1ª série, capítulo 1º, p. 20-325, 28 de dez. 2018. Disponível em: https://mept.org.mz/wp-content/uploads/2020/02/Lei-n%C2%BA-18-2018-28-Dezembro_-SNE.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH). Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo: Diplac, 2020a. Disponível em: https://planipolis.iiep.unesco.org/sites/default/files/ressources/2020-22-mozambique-esp.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
MOÇAMBIQUE. Programa Quinquenal do Governo: 2020-2024. Maputo: Governo de Moçambique, 2020b. Disponível em: http://www.ts.gov.mz/images/PQG_2020.2024_Versao_AR__02042020-min.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PACHECO, J.A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.
SACRISTÁN, G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SARAIVA, M.; REIS, E; ROLDÃO, V. Conceituar a qualidade de ensino: uma aplicação prática no ISCTE e na Universidade de Évora. Évora: EU, 2006.
SENGULANE, H. Teoria de currículo. Chongoene: Unisave, 2022.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
VARELA, B. L. O currículo e o desenvolvimento curricular: concepções, práxis e tendências. Praia: Edições Unicp, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).