Apresentação
Políticas educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe17036Keywords:
Política Educacional, Educação na América Latina, Direito à EducaçãoAbstract
O Dossiê intitulado “Políticas Educacionais na América Latina: Retrocessos e Perspectivas” representa um esforço coletivo de pesquisadores nacionais e internacionais para contribuir com a compreensão do fenômeno das políticas educacionais na América Latina. É fruto de trabalhos conjuntos que vem sendo realizados por esses pesquisadores em que se demarca, sobretudo, a realização do I Congresso Internacional de Estudos sobre Políticas Educacionais que teve como temática central as “Políticas Educacionais na América Latina: Retrocessos e Perspectivas”, e ocorreu em maio de 2023, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná/Brasil. O Dossiê, composto por 13 artigos, abrange diferentes enfoques, etapas e modalidades educacionais no que se refere ao estudo das políticas educacionais no contexto latino-americano. O fio condutor das discussões e análises apresentadas nos artigos centrou-se no objetivo de compreender como tem se organizado as políticas educacionais em uma configuração econômica, política, ideológica e social conturbada e impactada por forças contraditórias que atuam na constituição educacional dos povos latino-americanos, delimitando tensões, resistências, convergências e perspectivas. Nesse sentido, espera-se fortalecer os estudos na área, bem como, publicizar elementos que possam impactar na constituição das políticas educacionais tendo como perspectiva a busca pela Educação como direito humano fundamental.
Downloads
References
BORDOLI, Eloísa; MARTINIS, Pablo. Impulso y freno em produción del derecho a la educación em la enseñanza básica. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República Urugay, 2023.
GENTILI, Pablo. Desencanto y utopía la educación en el laberinto de los nuevos tempos Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2007.
KRAWCZYK, Nora; VIEIRA, Vera Lúcia. Uma perspectiva sociológica da reforma educacional na América Latina: Argentina, Brasil. Chile, e México nos anos de 1990. Brasília: Livro Liber, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).