A PEDAGOGIA DE GRACE MULLIGAN: UMA LEITURA FREIRIANA DO FILME MANDERLAY, DE LARS VON TRIER

Authors

  • Luiz Fernando de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n14p148

Keywords:

Educação. Paulo Freire. Lars von Trier.

Abstract

O presente texto traz uma leitura, à luz do pensamento de Paulo Freire, do filme Manderlay, dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars von Trier. Trata-se de um esforço por trazer à discussão elementos da obra freiriana, comunicando-os com o longa-metragem em questão, procurando contribuir para a atualização de tais elementos no debate e nas pesquisas em Educação. A trama do filme gira em torno do tema da liberdade, que, enquanto “doação”, tende a produzir novas formas opressão e de mitificação, como defende Paulo Freire. A libertação dos oprimidos deve partir dos próprios oprimidos, deve ser conquistada por eles, sendo a educação problematizadora e dialógica, política por excelência, um dos caminhos do processo autenticamente revolucionário. Aqui, o filme Manderlay é apresentado como um recurso para a reflexão sobre a formação e a prática docentes, com a intenção de levantar questões sobre as possibilidades da construção de uma “educação como prática da liberdade”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luiz Fernando de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG)

Published

2015-12-22

How to Cite

OLIVEIRA, Luiz Fernando de. A PEDAGOGIA DE GRACE MULLIGAN: UMA LEITURA FREIRIANA DO FILME MANDERLAY, DE LARS VON TRIER. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 148, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n14p148. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1775. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.