A PEDAGOGIA DE GRACE MULLIGAN: UMA LEITURA FREIRIANA DO FILME MANDERLAY, DE LARS VON TRIER

Autori

  • Luiz Fernando de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n14p148

Parole chiave:

Educação. Paulo Freire. Lars von Trier.

Abstract

O presente texto traz uma leitura, à luz do pensamento de Paulo Freire, do filme Manderlay, dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars von Trier. Trata-se de um esforço por trazer à discussão elementos da obra freiriana, comunicando-os com o longa-metragem em questão, procurando contribuir para a atualização de tais elementos no debate e nas pesquisas em Educação. A trama do filme gira em torno do tema da liberdade, que, enquanto “doação”, tende a produzir novas formas opressão e de mitificação, como defende Paulo Freire. A libertação dos oprimidos deve partir dos próprios oprimidos, deve ser conquistada por eles, sendo a educação problematizadora e dialógica, política por excelência, um dos caminhos do processo autenticamente revolucionário. Aqui, o filme Manderlay é apresentado como um recurso para a reflexão sobre a formação e a prática docentes, com a intenção de levantar questões sobre as possibilidades da construção de uma “educação como prática da liberdade”.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Luiz Fernando de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG)

Pubblicato

2015-12-22

Come citare

OLIVEIRA, Luiz Fernando de. A PEDAGOGIA DE GRACE MULLIGAN: UMA LEITURA FREIRIANA DO FILME MANDERLAY, DE LARS VON TRIER. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 148, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n14p148. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1775. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.