Astronomy activities to promote the inclusion of children and adolescents with intellectual disabilities and autism in elementary school

a case study

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18242

Keywords:

Deficiency, Inclusion, Science and Astronomy, Elementary Education

Abstract

This article investigated the pedagogical activities developed by a teacher in preparation for the Brazilian Astronomy Olympiad (OBA), and their contributions, such as promoting the inclusion of children and adolescents with intellectual disabilities and autism, in public elementary education. To this end, reflections were raised on how to develop science teaching that would serve everyone, in order to work on contextualized teaching that would make sense in learning, considering the specificities of students with disabilities. Supported by a case study, the research is qualitative in nature, with a descriptive and exploratory approach. The research concerns were guided around the contributions of preparation for the OBA for the inclusion of a student with intellectual disabilities and autism in science teaching – a case study. As a result, we identified that preparation for OBA promotes the inclusion of autistic and intellectually disabled one, considering that its content is adapted and the teaching approach seeks to stimulate social interaction and self-esteem among all students. Practical and multisensory activities developed also contributed to this process, allowing the student in the case study to feel a sense of belonging at school and in educational processes.

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Author Biographies

Luisa Fernanda Marques, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem (Forproca) Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante Especialista em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva - Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias - Centro de Ensino Superior de Uberaba (Cesube). Especialista em Saúde Pública e Vigilância Sanitária pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Especialista em Gestão Escolar ( Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar) - Faculdade FARESE. Especialista em Revisão de textos em Lingua Portuguesa (Uniube). Possui Curso Técnico de Análises Clinicas - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência na docência, lecionando em escolas da Rede Estadual, Municipal e Particular de Ensino de Uberaba /MG, atuando em cursos Pré- Vestibulares, Ensino Médio, Fundamental II e EJA .como professora de Biologia e Ciências. Lecionou em cursos técnicos de Instrumentação Cirúrgica, nas disciplinas de Anatomia, Biossegurança e Microbiologia. Foi orientadora do projeto "Grupos de Liderança" da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), tendo conquistado o prêmio "A Gincana Verde" do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, ministrando minicursos e auxiliando em sua organização. Foi professora Orientadora do Projeto da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente: Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas, tendo o projeto como aprovado em segundo lugar. Também professora Orientadora da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Uberaba (Proteção Integral; Diversidade e Enfrentamento das Violências). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Análises Clinicas, no Setor de Urgência. Atuou como coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico On-line oferecido pela Prefeitura Municipal de Uberaba. Atualmente atua como professora de Ciências da rede municipal de ensino de Uberaba, na escola professora Geni Chaves.

Andreia Beatriz Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, linha de pesquisa: Fundamentos e Práticas Educacionais - Espaços Educacionais e Processos Formativos. Participa do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (2007). Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2015). Pós graduação em Educação Inclusiva pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2017). Pós graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica - UNIUBE (2021). Atualmente é professora de educação básica da Prefeitura Municipal de Uberaba, atuando na Sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE. 

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ensino de Ciências pelo mesmo programa de Pós-Graduação. É licenciado em Ciências Exatas, com habilitação plena em Física e, licenciado em Pedagogia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Não Formal, Espaços Extraescolares, Ensino de Ciências e Divulgação Científica. Dedica-se também a pesquisas na área de Formação de Professores. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2).

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Published

2024-12-23

How to Cite

MARQUES, Luisa Fernanda; MOREIRA, Andreia Beatriz; COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. Astronomy activities to promote the inclusion of children and adolescents with intellectual disabilities and autism in elementary school: a case study. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18242, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18242. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18242. Acesso em: 23 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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