Atividades de astronomia como fomento de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo do Ensino Fundamental
um estudo de caso
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18242Mots-clés :
Deficiência., Inclusão., Ciência e Astronomia., Ensino FundamentalRésumé
Este artigo investigou as atividades pedagógicas desenvolvidas por uma professora no preparo para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e as suas contribuições, como fomento à inclusão de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo, no Ensino Fundamental público. Para tanto, levantou-se reflexões sobre como desenvolver um ensino de ciências que atendesse a todos, de forma a trabalhar um ensino contextualizado e que fizesse sentido no momento em que se aprende, consideradas as especificidades de alunos com deficiências. Amparada em um estudo de caso, a pesquisa é de natureza qualitativa, com uma abordagem descritiva e exploratória. As inquietações da pesquisa foram guiadas em torno das contribuições do preparo para a OBA para a inclusão de um aluno com deficiência intelectual e autista, ao ensino de ciências – um estudo de caso. Como resultados, identificamos que o preparo para a OBA promove a inclusão do autista e deficiente intelectual, considerando que o seu conteúdo seja adaptado e a condução docente busque estimular a interação social e autoestima entre todos os alunos. Atividades práticas e multissensoriais desenvolvidas também contribuíram neste processo, permitindo ao aluno em estudo de caso o sentimento de pertencimento na escola e nos processos educativos.
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