(Ciências da) educação no Brasil e em Portugal: autonomização dos espaços acadêmicos específicos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p373-376Keywords:
Educação. Campo acadêmico. Espaço acadêmico específico. Brasil. Portugal.Abstract
A tese aqui apresentada situa-se no contexto da preocupação de refletir sobre questões em torno do campo acadêmico, que tem levado os pesquisadores a um movimento de autorreflexão. A partir de um quadro conceptual bourdieusiano, o espaço acadêmico específico da Educação foi objetivado, tendo em vista as experiências brasileira e portuguesa. Trata-se, pois, de uma investigação empreendida no âmbito da Sociologia da Educação, que se vale de métodos mistos e da análise comparada, com vistas a compreender os processos de autonomização que possibilitaram a construção de um espaço próprio de desenvolvimento da área da Educação nestes países.
Downloads
References
ALVES, M. G.; AZEVEDO, N. R. (Eds.). Investigar em educação: Desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. Caparica: UIED/FCT, Universidade Nova de Lisboa, 2010.
BITTAR, M. A pesquisa em Educação no Brasil e a constituição do campo científico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, p.3-22, 2009.
BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Editorial Presença, 1996.
______. Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70, 2008.
______. Homo Academicus. Florianópolis: Ed. UFSC, 2011.
CAMPOS, B. P. As Ciências da Educação em Portugal. Inovação, 6,11-28, 1993.
CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. 4th. ed. Boston: Pearson Education, 2012.
ELIAS, N. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
ESTRELA, A. O tempo e o lugar das Ciências da Educação. Porto: Porto Editora e SPCE, 1999.
FURLONG, J.; LAWN, M. (EDT.).. Disciplines of education: Their role in the future of education research. Abingdon, Oxon: Routledge, 2011.
GOUVEIA, A. J. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 1, p. 1-47, 1971.
HEY, A. P. Esboço de uma sociologia do campo acadêmico: a educação superior no Brasil. São Carlos: EDUFSCar, 2008.
MICELI, S. Bourdieu e a renovação da sociologia contemporânea da cultura. Tempo Social USP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 63-79, 2003.
NISBET, J. How it all began: educational research 1880–1930. Scottish Educational Review, 31(1), 3–9, 1999.
NÓVOA, A. (1991). As Ciências da Educação e os processos de mudança. In: A. NÓVOA; A.; CAMPOS, B.; PONTE, J. P.; SANTOS, B. (orgs.). Ciências da Educação e Mudança. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991. p. 17-67.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).