BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades?
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171Keywords:
Educação Básica. Formação docente. Aprender a aprender.Abstract
O presente estudo objetiva identificar as origens do ensino baseado em competências e habilidades, partindo da análise da estrutura da Base Nacional Comum Curricular em torno do desenvolvimento de dez competências, possibilitando a identificação dos possíveis desdobramentos desse tipo de ensino, em consonância com a Reforma do Ensino Médio, para a Educação Básica e para a formação docente. Metodologicamente, recorremos a pesquisa bibliográfica e documental, discorrendo sobre a temática competências e habilidades. A análise aponta que a origem do ensino de competências e habilidades é facilmente encontrado nas Pedagogias do Aprender a Aprender e conduz a formação do docente para a adaptação e aceitação da ordem vigente, como uma estratégia para a manutenção da ideologia dominante.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).