Educação, raça e classe: um estudo sobre o aprisionamento provisório na comarca de Arapiraca/AL
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p388-409Keywords:
raça, classe, educação, encarceramentoAbstract
Compreende-se melhor o elevado índice de encarceramento no Brasil a partir dos condicionamentos estruturais entre raça e classe. Nesse cruzamento estrutural, a variável educação desempenha um papel decisivo, vez que constitui um elemento relevante para a incorporação de saberes formais e competências intelectuais que estão diretamente vinculadas aos critérios profissionais de empregabilidade, obtenção de renda, ingresso no mercado de trabalho e inserção na ordem social competitiva. Este trabalho objetivou compreender a partir de levantamento e análise do perfil dos acusados de furto, roubo e estelionato de processos judiciais em curso na 5ª vara criminal de Arapiraca/AL, a materialização desses elementos no sistema punitivo brasileiro não apenas para confirmar os dados já produzidos acerca do encarceramento em massa, mas para alargar, a partir de uma análise inter-relacional, a compreensão de determinações que atravessam e constituem as trajetórias de alguns indivíduos.Downloads
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