Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p316-329

Keywords:

Aluno-monitor. Enfermagem. Ensino. Aprendizagem.

Abstract

A monitoria é considerada uma modalidade de ensino-aprendizagem, dentro das necessidades de formação acadêmica, destinada aos alunos de graduação, contribuindo para o seu processo formativo. Desse modo, objetiva-se relatar a contribuição da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN. Trata-se de relato de experiência, elaborado a partir dos registros do monitor das atividades realizadas na disciplina Semiologia e Semiotécnica, ministrada no referido curso. Logo, destaca-se que a experiência como monitor proporcionou um olhar mais crítico e técnico acerca do exercício da Enfermagem, bem como a aproximação das atividades de ensino, o que favoreceu a sensibilização sobre a relevância dos saberes pedagógicos. No que tange às dificuldades para a realização da monitoria, tem-se a incompatibilidade de horários do monitor com os alunos e, principalmente, o déficit de conhecimento de quem o procura acerca da finalidade da monitoria acadêmica. Conclui-se que a monitoria trata-se de experiência que se configura como uma fonte de saberes e práticas na formação para a Enfermagem, assim como de iniciação à prática docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniele Cristina Alves Fernandes, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE)

Aluna do curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

Helder Matheus Alves Fernandes, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE)

Aluno do curso de Nutrição da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró - FACENE/RN

Elane da Silva Barbosa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Bacharelada e Licenciada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem - FAEN da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Mestra em Educação pela UERN. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva.

Márcia Jaínne Campelo Chaves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Aluna do Mestrado em Educação do Programa Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e em Educação à Distância: Fundamentos e Ferramentas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ.   Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Ensino - GEPCE.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira, com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha. Professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de graduação em Medicina. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

References

ANDRADE, E. G. R.; RODRIGUES, I. L. A.; NOGUEIRA, L. M. V. N.; SOUZA, D. F. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino e aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, sup. 04, p.1690-1698, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v71s4/pt_0034-7167-reben-71-s4-1596.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.

BOTELHO, L. V.; LOURENÇO, A. E. P.; LACERDA, M. G.; WOLLZ, L. E. B. Monitoria acadêmica e formação profissional em saúde: uma revisão integrativa. ABCS Health Sciencies, Macaé, v.44, n. 01, p.67-74, 2019. Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/1140/836. Acesso em: 29 nov. 2019.

CHAVES, M. J. C.; BARBOSA, E. da S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Influência da monitoria acadêmica na formação do ser docente na enfermagem: um relato de experiência. Revista Cocar, Belém, v. 11, n. 22, p. 202 - 227, 2018. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/1604 Acesso em: 29 nov. 2019.

DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 241, p.567-589, set./dez., 2014. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n241/07.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.

FERNANDES, J.; ABREU, T. A.; DANTAS, A. J. L.; SILVA, A. M. S. Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Psicologia. Clínica & Cultura, Aracajú, v. 02, n. 01, p.36-43, jul.- dez., 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/article/download/5650/6220. Acesso em: 29 nov. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 01, p.133 -153, 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pp/v27n1/1980-6248-pp-27-01-00133.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.

MORELATTO, T.; SOPPELS, J. J. C. Projeto aluno monitor de matemática. Scientia Cum Industria, Porto Alegre, v.04, n.04, p.207-211, 2016. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4900/pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.

OLIVEIRA, G. C.; SOUZA, F. P.; SILVA, E. N. Papel da monitoria na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 02, suplementar, p. 924-926, set.-dez., 2017. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/367/pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.

SANTOS, M. M.; LINS, N. M. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007.

SANTOS, G. M.; BATISTA, S. H. S. S. Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sciences, Santos, v. 40, n. 03, p. 203-207, 2015. Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/796/691. Acesso em: 27 nov. 2019.

SANTOS, Â. R.; SENA, P. F.; ROCHA, S. H. X.; AQUINO, J. A. O. Ensino de graduação e inclusão social: uma experiência do programa de monitoria da UFOPA. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 02, p. 53-73, maio-ago., 2015. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/proen/documentos/2019/2f46819307a5fbe0c7388b049fb1370f.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.

SOUSA, J. G.; LIMA, I. C.; PINHO, H. O. Dificuldades encontradas na realização do processo de monitoria: um relato de experiência. Anais da XIII Semana acadêmica - Conexão Fametro 2017: arte e conhecimento. Fortaleza: FAMETRO, 2017. p.1 - 4. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-0afd01b49b1520c3caa9b3566e375917eec90b2c-arquivo.pdf Acesso: 30 nov. 2019.

SOUSA, E. K. S.; MORAIS, E. J. S.; ARAÚJO, T. L. B.; ALMEIDA, C. A. P. L. A experiência da monitoria acadêmica e as contribuições para a docência: relato de experiência. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, Teresina, v.20, n.3 p.54 - 57, set. – nov., 2017. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20171104_141825.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.

Published

2020-06-22

How to Cite

FERNANDES, Daniele Cristina Alves; FERNANDES, Helder Matheus Alves; BARBOSA, Elane da Silva; CHAVES, Márcia Jaínne Campelo; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 316–329, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p316-329. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9134. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.