Educação do campo no contexto do semiárido: movimentos de resistência e transgressão pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p193-212Palabras clave:
Educação do campo, Prática educativa, Transgressão pedagógica.Resumen
Este trabalho tem o propósito de discutir sobre as estratégias políticas e pedagógicas utilizadas pelas escolas do campo na construção de projetos educativos que favoreçam à formação crítica, a partir do processo de desvelamento da realidade social. Através da pesquisa-ação, desenvolvemos um processo de problematização coletiva acerca das práticas educativas com o intuito fomentar alternativas pedagógicas associadas aos princípios da educação do campo. Os diálogos críticos estabelecidos com os educadores sobre os projetos educativos da escola, possibilitaram o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, intervenções e mobilizações sociais que demonstram uma atitude de “transgressão pedagógica”, voltada à construção coletiva do conhecimento, a compreensão crítica do campo e o protagonismo dos jovens.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).