Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil

conversando com professores e professoras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p410-415

Palabras clave:

Teoria Histórico-Cultural, Criança, Educação Infantil

Resumen

A obra apresenta ao público conceitos balizadores da Teoria Histórico-Cultural com base em exemplos, demonstrando como tais conceitos podem orientar práticas pedagógicas intencionais em creches e pré-escolas. É um convite às leitoras e leitores a terem um novo olhar sobre a infância e a educação, a partir de uma teoria que acredita no desenvolvimento humano e que aposta na escola como espaço privilegiado desse desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunto VI da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia.

Sinara Narciso de Lima Aguiar, Universidade Federal do Amazonas

Professora e Pedagoga do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Manaus e  Secretaria Estadual do Amazonas. Mestranda em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Andréa Drumond Bonetti Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora e formadora da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Mestranda em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

DUARTE, N. A Escola de Vigotski e a Educação escolar (hipótese para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico-Cultural). In: _____. Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 75-106.

MELLO, S. A. Linguagem, consciência e alienação: o óbvio como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica. Marília: UNESP-Marília-Publicações, 2000.

MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Perspectiva: Revista do Centro de Educação e Ciências Humanas, Florianópolis, v.25.n.1, p 83-104, jan/jun. 2007.

MELLO, S. A.; TEIXEIRA, S. R. S. Formação de professores: uma teoria para orientar as práticas. In: CORRÊA, C. H. A.; CAVALCANTE, L. I. P.; BISSOLI, M. F. (Orgs.). Formação de professores em perspectiva. Manaus: EDUA, 2016. p. 85-105.

PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. V. 3. Madrid: Editorial Pedagógica, 1983.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

BISSOLI, Michelle de Freitas; DE LIMA AGUIAR, Sinara Narciso; BONETTI SILVA, Andréa Drumond. Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professores e professoras. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 410–415, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p410-415. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10145. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Resenhas

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.