O uso da calculadora gráfica GeoGebra em dispositivos móveis para o ensino de funções reais: um olhar para as publicações no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p315-327

Palabras clave:

Dispositivos móveis, Calculadora Gráfica GeoGebra, Ensino de funções reais.

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento das publicações no Brasil que abordam “O uso da Calculadora Gráfica GeoGebra em dispositivos móveis para o ensino de funções reais”. Para tal, foram analisadas as publicações de 2013 a 2019 disponíveis em três bases de dados, a saber: O portal de periódicos CAPES; Scielo e o Google Acadêmico. As buscas foram feitas utilizando a combinações dos descritores “Ensino”, “Função” e ''GeoGebra Graphing Calculator”. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa e o procedimento metodológico se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica no modelo da metassíntese qualitativa proposto por Matheus (2009). As pesquisas analisadas apontaram que a Calculadora Gráfica-GeoGebra contribui para o ensino aprendizagem de funções em virtude do recurso de visualização gráfica, com isso estimula a participação e a cooperação dos estudantes nas aulas de matemática de modo que os mesmos sejam construtores das suas próprias aprendizagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joilson Ferreira de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres -MT.

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho” – UNESP, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso e Membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática Outras Mídias e Educação Matemática – GPIMEM - UNESP – Rio Claro.

William Vieira Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Educação Para as Ciências pela UNESP – Bauru/SP. Professor Adjunto, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Barra do Bugres - MT.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

CARVALHO, Joilson Ferreira de; SOUTO, Daise Lago Pereira; GONÇALVES, William Vieira. O uso da calculadora gráfica GeoGebra em dispositivos móveis para o ensino de funções reais: um olhar para as publicações no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 315–327, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p315-327. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10464. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.