"Costumo ouvir bastante que ela não é importante, mas sei que ela é sim importante”

representações sobre a filosofia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p128-143

Palabras clave:

Filosofia, Representações, Educandos

Resumen

O cenário político contemporâneo engendra um discurso de deslegitimação da Filosofia. No contexto educacional, será que essa conjuntura é reverberada pelos educandos? O texto objetiva compreender se existe uma assimilação pelos educandos dessa perspectiva. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica um questionário semi estruturado do qual participaram 133 sujeitos do Ensino Técnico Integrado ao Médio na cidade de Manaus. Os dados foram analisados de forma qualitativa a partir da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que existe a identificação de expressões que desqualificam a Filosofia, no entanto não se observou uma assimilação das mesmas pelos educandos. Há, pelo contrário, uma sinalização importante em suas representações de apreço e relevância da Filosofia no cotidiano e em sua formação. 

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Biografía del autor/a

José Cavalcante Lacerda Junior, Instituto Federal do Amazonas. Professor de Filosofia

Graduado em Filosofia. Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

CAVALCANTE LACERDA JUNIOR, José. "Costumo ouvir bastante que ela não é importante, mas sei que ela é sim importante”: representações sobre a filosofia. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 128–143, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p128-143. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10624. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

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