Diários de campo, metacognição e aprendizagem: o que podemos observar em alunos de uma disciplina do tipo “aprender a aprender

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p719-743

Palabras clave:

Aprender a aprender, Metacognição, Aprendizagem, Diários Reflexivos

Resumen

Pensar na formação de profissionais da área de saúde tem sido uma preocupação constante do Grupo de Estudos em Aprendizagem (GEAC) e Cognição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, principalmente no que tange ao desenvolvimento do pensamento reflexivo. Este artigo realizou a avaliação de diários de campos produzidos por alunos de uma disciplina do tipo “aprender a aprender”. Após análise, percebeu-se que os estudantes produziram reflexões importantes, tendo se beneficiado com a aplicação das estratégias metacognitivas realizadas em sala de aula, e, portanto, contribuído para estimular e fortalecer elementos como o autoconhecimento, autoconfiança e autonomia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Lima de Albuquerque da Veiga, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/DTPE/IE).

Doutoranda em Educação em Ciência e Saúde do Instituto Nutes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora da Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e docente do Ensino Superior substituta do DTPE / Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mauricio Abreu Pinto Peixoto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado - NUTES-UFRJ
Laboratório de Currículo e Ensino
Lider do GEAC-Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição
Editor Associado da Revista Brasileira de Educação Médica

César Silva Xavier, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

Doutorando em Educação em Ciência e Saúde do Instituto Nutes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

Publicado

2021-06-26

Cómo citar

VEIGA, Luciana Lima de Albuquerque da; PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto; XAVIER, César Silva. Diários de campo, metacognição e aprendizagem: o que podemos observar em alunos de uma disciplina do tipo “aprender a aprender. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 719–743, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p719-743. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11177. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.