FORMAS DO DISCURSO REPORTADO EM NARRATIVAS FICCIONAIS ESCRITAS POR ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES

Autores/as

  • Eduardo Calil UFAL
  • Catherine Boré Universidade de Cergy-Pontoise/ França

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n10p135

Palabras clave:

Manuscrito escolar, Narrativa ficcional, Discurso reportado.

Resumen

Este estudo tem por objetivo apresentar uma análise comparativa das emergências de discurso reportado (DR) em narrativas ficcionais escritas por alunos brasileiros e franceses. A partir do trabalho de Boré (2010), suportado por uma perspectiva dialógico-enunciativa, pretendemos descrever as formas de discurso reportado que se manifestam em narrativas ficcionais escritas por aqueles alunos dos anos iniciais da escola elementar. Para isso, analisamos dois tipos de corpus: corpus brasileiro, constituído por manuscritos de alunos brasileiros de 2º ano do Ensino Fundamental (8 anos); corpus francês, formado por manuscritos de alunos de Cours Moyen 2 – CM2 (9 anos). Nossos resultados indicam que as formas de DR presentes nestes manuscritos, apesar de serem produtos de diferentes práticas didáticas de língua escrita, assemelham-se em relação ao diálogo externo representado. Destaca-se, contudo, o modo singular como o dialogismo interdiscursivo interfere na construção destes diálogos.

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Publicado

2014-01-25

Cómo citar

CALIL, Eduardo; BORÉ, Catherine. FORMAS DO DISCURSO REPORTADO EM NARRATIVAS FICCIONAIS ESCRITAS POR ALUNOS BRASILEIROS E FRANCESES. Debates em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 135, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2013v5n10p135. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1138. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

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