Educação financeira através da Metodologia Steam: inovações educacionais no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p864-882Palabras clave:
BNCC, Tecnologia, Planejamento financeiroResumen
A educação financeira possibilita, dentre outras competências, que as pessoas desenvolvam o consumo consciente e possam gerir melhor suas finanças. Considerando que os universitários estão na iminência do exercício profissional e do contato mais ativo com finanças pessoais, faz-se necessária a conscientização dos riscos e da necessidade de planejamento financeiro. Nesse sentido, uma intervenção foi realizada com uma amostra de estudantes de cursos de engenharia. Para tanto, realizou-se um minicurso através da metodologia STEAM que integra as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Na ocasião, foram discutidos diversos conceitos da educação financeira a partir de um filme, bem como seus impactos para o empreendedorismo em engenharia. Ademais, foram diferenciados os tipos de juros e realizadas simulações nos aplicativos “Minhas Finanças” e “Calculadora do Cidadão”. Os participantes responderam a uma avaliação gamificada e demonstraram compreender a relevância da educação financeira para o futuro pessoal e profissional. Verificou-se que o método STEAM fora eficiente para o alcance dos objetivos propostos.A educação financeira possibilita, dentre outras competências, que as pessoas desenvolvam o consumo consciente e possam gerir melhor suas finanças. Considerando que os universitários estão na iminência do exercício profissional e do contato mais ativo com finanças pessoais, faz-se necessária a conscientização dos riscos e da necessidade de planejamento financeiro. Nesse sentido, uma intervenção foi realizada com uma amostra de estudantes de cursos de engenharia. Para tanto, realizou-se um minicurso através da metodologia STEAM que integra as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Na ocasião, foram discutidos diversos conceitos da educação financeira a partir de um filme, bem como seus impactos para o empreendedorismo em engenharia. Ademais, foram diferenciados os tipos de juros e realizadas simulações nos aplicativos “Minhas Finanças” e “Calculadora do Cidadão”. Os participantes responderam a uma avaliação gamificada e demonstraram compreender a relevância da educação financeira para o futuro pessoal e profissional. Verificou-se que o método STEAM fora eficiente para o alcance dos objetivos propostos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).