Atitudes socioambientais na educação infantil
um estudo em um CMEI da rede municipal de Recife-PE
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp406-422Palabras clave:
Educação socioambiental, Educação Infantil, Atitudes SustentáveisResumen
Este trabalho traz resultados de uma investigação sobre as estratégias didático-pedagógicas realizadas em um CMEI da rede municipal de Recife, tendo como objetivo compreender as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental crítica numa perspectiva atitudinal, rompendo com abordagens naturalísticas. Considera-se a necessidade de práticas educativas socioambientais inovadoras, inseridas desde a infância, fundamentadas em questões socioambientais transformadoras e emancipatórias, abordadas numa dimensão transdisciplinar, voltada para a formação cidadã de atitudes sustentáveis. Nesse sentido, indaga-se: quais as dificuldades e possibilidades de se trabalhar a Educação Ambiental na perspectiva atitudinal no contexto da Educação Infantil? Trata-se de um Estudo de Caso, de cunho qualitativo, investigado através de observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Utiliza-se a triangulação dos dados para a análise dos resultados, estabelecendo um diálogo crítico com a base teórica referenciada no início deste trabalho. Os resultados apontaram para um repensar das práticas didático-pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil, no sentido de refletir criticamente, buscando atingir uma efetiva ruptura com as bases conservadoras que orientam as práticas da educação socioambiental no referido contexto.
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