O que é específico na educação da primeiríssima infância?

pistas de um caminho formativo a ser (re)construído

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp234-256

Mots-clés :

Educação Infantil, Formação de professores, Identidade da Educação Infantil

Résumé

Tendo o entendimento da infância como categoria geracional, com singularidades tecidas em meio a estruturas socioculturais, com necessidades específicas que precisam ser reconhecidas e valorizadas, trazemos, neste ensaio teórico, argumentos para a defesa da ação intencional, responsável e autoral de professores no que diz respeito à organização de currículos e práticas cotidianas balizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, bem como da constituição de identidade e de profissionalidade docente específicos para este nível de ensino. Entendemos que os caminhos de formação para docência precisam contemplar experiências narrativas e estéticas como estratégias de fomento para discussões sobre currículos e organização do trabalho educativo para crianças bem pequenas.

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Sílvia Adriana Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Erika Natacha Fernandes de Andrade , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Dulcinéia Beirigo de Souza , Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente

Coordenadora Pedagógica efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente

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Publié-e

2022-06-10

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RODRIGUES, Sílvia Adriana; ANDRADE , Erika Natacha Fernandes de; SOUZA , Dulcinéia Beirigo de. O que é específico na educação da primeiríssima infância? pistas de um caminho formativo a ser (re)construído. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 234–256, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp234-256. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12654. Acesso em: 12 août. 2024.

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Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

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