Saia da sala de aula!

a importância de estratégias docentes transcendentes

Autores/as

  • Daniel Delgado Queissada Centro Universitário AGES

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp680-695

Palabras clave:

Aprendizagem significativa., Sala de aula., Construção do conhecimento.

Resumen

Tradicionalmente, a sala de aula tem seu uso inquestionável. Entretanto, seu uso, muitas vezes apenas para uma transmissão passiva de conhecimento pode ter um efeito devastador. O adoecimento profissional de docentes vem aumentando e o desinteresse de alunos se eleva a cada ano, o ensino que poderia ser prazeroso acaba sendo sofrível e solitário. Os conhecimentos devem ser construídos pelos alunos, e não apenas absorvidos. Tais construções são realizadas de várias formas e, em vários lugares. Por isso, a saída da sala de aula é uma estratégia alternativa de ensino. Contudo, é perceptível que novas estratégias, às vezes, sofrem resistências, mas devemos ter em mente que não há apenas uma forma de ensinar, e que métodos onde o aluno construa conhecimentos de forma ativa são extremamente produtivos. Esse trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica crítica (passiva) com um referencial teórico baseado, principalmente, em estudos de relevância na área dos últimos 5 anos. Desta forma, espera-se uma ampliação da visão docente em relação as estratégias de ensino/aprendizado que transcendam a sala de aula. Assim, o objetivo desse texto é estimular os docentes a seguirem outros caminhos para a aprendizagem.

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Publicado

2022-06-10

Cómo citar

QUEISSADA, Daniel Delgado. Saia da sala de aula! a importância de estratégias docentes transcendentes. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 680–695, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp680-695. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12793. Acesso em: 24 nov. 2024.

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