Educación infantil

las posibilidades de la Teoría del “Jugar y el ‘Moverse’”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17542

Palabras clave:

Educación infantil, Mover, Educación Infantil

Resumen

El artículo tiene como objetivo discutir teóricamente el tema de la educación infantil a partir de las posibilidades de la Teoría del “Jugar y el ‘Moverse’”. En el artículo buscamos problematizar un tema que, a nuestro juicio, es sumamente importante que se refiere a la especificidad de la Educación Infantil y preguntarnos ¿cómo la Teoría del “Jugar y el ‘Moverse’” puede contribuir positivamente a este proceso? El camino metodológico elegido para el desarrollo del estudio fue la revisión narrativa. Con el estudio observamos que existe la necesidad de ofrecer espacios y tiempos escolares que proporcionen a los niños el desarrollo libre y espontáneo de su creatividad, así como momentos para explorar el mundo que les rodea, a través de sus cuerpos, y aquellos conocimientos que los niños tienen. Se reconocen los propios constructos, a través del “Jugar y el “Moverse”. Se defiende la importancia del juego como una necesidad diaria de los niños, una necesidad básica para su supervivencia, y no debe utilizarse únicamente como un recurso para lograr algún objetivo.

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Biografía del autor/a

Heloisa Elesbão, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Física Licenciatura (2015) e em Educação Física Bacharelado (2017) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Graduada em Pedagogia (2023) pela UniFaveni. Especialista em Educação Física Escolar (2018) e Mestra em Educação Física (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto (2022). Atualmente é Doutoranda em Educação pela UFSM (2021) e possui Especialização em Andamento em Tutoria em Educação a Distância (2024) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atuou como Bolsista do Programa de Bolsas de Estudos para Atividades de Ensino (PROBAE) na disciplina de Educação Física Escolar e como Bolsista do Programa de Bolsa de Extensão (PROBEX) no Projeto COPAME - Educação Física na UNISC. Além disso, realizou estágio não obrigatório na Prefeitura Municipal de Novo Cabrais - RS e na Academia Espaço Saúde, também foi Monitora Voluntária do Programa Mais Educação desenvolvendo a Oficina de Apoio Pedagógico junto a E.E.E.F. Pedro Lovato. Tem experiência em pesquisas na área de Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: Bullying; Educação Infantil. Participa do Grupo Pátio de Estudos Qualitativos sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Educação Física (UFSM) (2018 - Atual) e do Grupo de Pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (UFSM) (2023 - Atual). Trabalhou como tutora presencial (bolsista CAPES) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha (IFFar/UAB) no polo de Candelária - RS. Trabalha como professora de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Efetiva) e como professora de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Regime Temporário) na Prefeitura de Vera Cruz - RS.

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria atuando na área de metodologias e práticas educativas para a Educação Infantil. Pedagoga, Especialista em Dança, Doutora em Educação pela UFRGS. Pós- doutorado pela UNIMI/Milão/Itália. No PPGE/UFSM orienta e desenvolve pesquisas sobre os temas das infâncias, culturas infantis e práticas educativas com a infância. Feminista, militante da causa das mulheres e das crianças. É membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM/CNPq). Editora Chefe da Revista Educação (Santa Maria. On-line) do Centro de Educação da UFSM. 

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Publicado

2025-01-20

Cómo citar

ELESBÃO, Heloisa; SALVA, Sueli. Educación infantil: las posibilidades de la Teoría del “Jugar y el ‘Moverse’”. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e17542, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17542. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17542. Acesso em: 21 ene. 2025.

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