Early childhood education

the possibilities of the Theory of “Playing and ‘Moving’”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17542

Keywords:

Early childhood education., Move., Child education.

Abstract

The article has as objective to argue, in theory, the themes of the childhood education from “Play and ‘Self-Move’” Theory possibilities. In the article, we search for problematize a question which, in our opinion, is extremely important and which refer to the Childhood Education specificity and ask how the “Play and ‘Self-Move’” Theory can contribute, in a positive way, in that process. The methodologic way chosen to the development of the study was the narrative review. With the study, we seen that there is the necessity of offering areas and school times that provides to children the free and spontaneous development of its creativity, as well as moments to explore the world around themselves, through their bodies, and that the knowledge which the own children builds can be recognized through the “Play and ‘Self-Move’”. It sustains the importance of play as a children’s daily necessity, a basic necessity for their own survival, not owing to be used merely as a resource to reach some target.

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Author Biographies

Heloisa Elesbão, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Física Licenciatura (2015) e em Educação Física Bacharelado (2017) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Graduada em Pedagogia (2023) pela UniFaveni. Especialista em Educação Física Escolar (2018) e Mestra em Educação Física (2021) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto (2022). Atualmente é Doutoranda em Educação pela UFSM (2021) e possui Especialização em Andamento em Tutoria em Educação a Distância (2024) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atuou como Bolsista do Programa de Bolsas de Estudos para Atividades de Ensino (PROBAE) na disciplina de Educação Física Escolar e como Bolsista do Programa de Bolsa de Extensão (PROBEX) no Projeto COPAME - Educação Física na UNISC. Além disso, realizou estágio não obrigatório na Prefeitura Municipal de Novo Cabrais - RS e na Academia Espaço Saúde, também foi Monitora Voluntária do Programa Mais Educação desenvolvendo a Oficina de Apoio Pedagógico junto a E.E.E.F. Pedro Lovato. Tem experiência em pesquisas na área de Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: Bullying; Educação Infantil. Participa do Grupo Pátio de Estudos Qualitativos sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Educação Física (UFSM) (2018 - Atual) e do Grupo de Pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (UFSM) (2023 - Atual). Trabalhou como tutora presencial (bolsista CAPES) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha (IFFar/UAB) no polo de Candelária - RS. Trabalha como professora de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Efetiva) e como professora de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Regime Temporário) na Prefeitura de Vera Cruz - RS.

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria atuando na área de metodologias e práticas educativas para a Educação Infantil. Pedagoga, Especialista em Dança, Doutora em Educação pela UFRGS. Pós- doutorado pela UNIMI/Milão/Itália. No PPGE/UFSM orienta e desenvolve pesquisas sobre os temas das infâncias, culturas infantis e práticas educativas com a infância. Feminista, militante da causa das mulheres e das crianças. É membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM/CNPq). Editora Chefe da Revista Educação (Santa Maria. On-line) do Centro de Educação da UFSM. 

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Published

2025-01-20

How to Cite

ELESBÃO, Heloisa; SALVA, Sueli. Early childhood education: the possibilities of the Theory of “Playing and ‘Moving’”. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e17542, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17542. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17542. Acesso em: 21 jan. 2025.

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