Educação das infâncias
as possibilidades da Teoria do “Brincar e ‘Se-movimentar’”
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17542Parole chiave:
Educação das infâncias, Se-movimentar, Educação InfantilAbstract
O artigo tem por objetivo discutir, teoricamente, a temática da educação das infâncias a partir das possibilidades da Teoria do “Brincar e ‘Se-movimentar’”. No artigo, buscamos problematizar uma questão que, ao nosso ver, é de extrema importância e que se refere à especificidade da Educação Infantil e interroga como a Teoria do “Brincar e ‘Se-movimentar’” pode contribuir, positivamente, nesse processo. O caminho metodológico escolhido para o desenvolvimento do estudo foi a revisão narrativa. Com o estudo, observamos que há a necessidade de oferta de espaços e tempos escolares que proporcionem às crianças o desenvolvimento livre e espontâneo de sua criatividade, bem como de momentos para explorarem o mundo ao seu redor, através de seus corpos, e que o conhecimento que as próprias crianças constroem seja reconhecido por meio do “Brincar e ‘Se-movimentar’”. Sustenta-se a importância do brincar como uma necessidade diária das crianças, uma necessidade básica para a sua sobrevivência, não devendo ser utilizado meramente como um recurso para atingir algum objetivo.
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