Evasão na EAD: o caso do curso de pós-graduação em EDHDI/UFAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p185-199

Palabras clave:

Evasão, Educação a Distancia, Educação em Direitos Humanos.

Resumen

O presente trabalho tem como finalidade apresentar a investigação das causas principais da evasão no curso Especialização Educação em Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI) na UFAL e contribuir para que, nas turmas posteriores esse problema venha a atenuar. A investigação de caráter exploratório, com abordagem quanto-qualitativa, utilizou-se de uma técnica de coleta de dados: um questionário com questões abertas e fechadas, tendo como objetivo investigar as causas principais da evasão no curso de especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo como sujeitos os alunos não concluintes do curso que se iniciou em 2010. Na análise dos dados percebe-se que a falta de tempo e a deficiência quanto ao assessoramento realizado pelos tutores têm sido apontados como as grandes causas da desistência desses alunos. Desse modo, propõem-se estratégias de prevenção à evasão, como a capacitação dos tutores. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) . Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutoria, games (jogos online), gamificação e avaliação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL.

Mônica Rejane de França Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade

Citas

ABBAD, G. S.; ZERBINI, T.; SOUZA, D. B. L. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estudos de Psicologia, online, Natal, v. 15, n. 3, set./dez. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/epsic/v15n3/a09v15n3.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2014.

ABBAD, G. S.; CARVALHO, R. S.; ZERBINI, T. Evasão em Curso a Distância via Internet: Explorando Variáveis Explicativas. RAE-eletrônica, v. 5, n. 2, Art. 17, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S167656482006000200008&script=sci_arttext>. Acesso em: 07 fev. 2014.

ALVES, J. ; RIBEIRO, M. (org.). A encruzilhada da diversidade no âmbito da EDH. Maceió: EDUFAL, 2013.

BAIRD, R. R. P.; ZAMPIERI, P. N. A.; DIAS, C. A problemática da evasão no processo de implantação do curso técnico em serviços Público a distância em Mato Grosso do Sul. ESUD 2013 - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA BELÉM/PA. X, 2013. BELÉM/PA. UNIREDE.

BASTOS, H. P. P.; SILVA, J. M. Fatores de evasão em curso a distância: Relato de Pesquisa sobre Evadidos do Curso “Leitura Instrumental em Inglês a Distância” no IFF, RJ. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 7, n. 3, 2009. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2014.

BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Editora Autores Associados, 2006.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/edh/pnedhpor.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.

______. Lei de diretrizes e bases da educação (Lei n. 9.394). Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1996.

COELHO, M. L. A Evasão nos Cursos de Formação Continuada de Professores Universitários na Modalidade de Educação a Distância Via Internet. Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/626/2004/12/a_evasao_nos_cursos_de_formacao_continuada_de_professores_universitarios_na_modalidade_de_educacao_a_distancia_via_internet_>. Acesso em: 09 fev. 2014.

CENSO EAD. BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012 = Censo EAD. BR: Analytic Reporof Distance Learning in Brazil – Curitiba: Ibpex, 2013. Disponível em<http://www.abed.org.br/censoead/censoEAD.BR_2012_pt.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.

FAVERO, R. V. M.; Dialogar ou evadir: Eis a questão! Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância, no Estado do Rio Grande do Sul. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Porto Alegre: UFRGS, 2006.

LOBO, R. Leal et. al. A evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas: São Paulo, 2007.

MAIA, M. C.; MEIRELLES, F. S.; PELA, S. K. Análise dos Índices de Evasão nos Cursos Superiores a Distância do Brasil. FGV-EAESP, 2004. Disponível em: http://www.miniweb.com.br. Acessado em: 08 fev. 2014.

MAIA, M. C.; MATTAR, J. ABC da EAD: Educação a distância hoje. São Paulo: Editora Pearson Prentice, 2007.

RIBEIRO, M.; RIBEIRO, G. (org.). Educação em direitos humanos e diversidade: diálogos interdisciplinares. Maceió: EDUFAL, 2012.

SANTOS, E. M. dos. OLIVEIRA NETO, J. D. Evasão na Educação a Distância: identificando causas e propondo estratégias de prevenção. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, Volume 2, número 2, dez. 2009. Disponível em: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br>. Acesso em: 23 fev. 2014.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2008.

TAVARES, C. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. IN: SILVEIRA, M. G. ET AL. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; LIMA, Mônica Rejane de França. Evasão na EAD: o caso do curso de pós-graduação em EDHDI/UFAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 185–199, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p185-199. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3397. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.