Formação em Educação Física e a regulamentação da profissão: sistema CONFEF/CREFS e a divisão curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p279-292

Palabras clave:

Educação Física. CONFEF/CREF. Divisão curricular.

Resumen

O presente texto busca analisar o processo de criação do Conselho Federal de Educação Física e suas implicações na formação profissional. Como itinerário metodológico, optou-se por um estudo bibliográfico, bem como por uma abordagem qualitativa. Constatou-se que a utilização do termo “fragmentação” se põe como sinônimo de Graduação e Bacharelado, o que é equivocado, pois o termo Graduação refere-se aos cursos de ensino superior modalidade de Licenciatura, Bacharelado assim como também os cursos técnicos, ou seja, curso de nível universitário. Com efeito, os agentes vinculados ao sistema CONFEF/CREFs ratificam essa tese na busca do controle do campo de trabalho dos professores de Educação Física.

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Biografía del autor/a

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Professor do Centro Universitário INTA (UNINTA). Membro do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação (GPOSSHE).

Rogério Paes de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando no Programa de pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá. Professor da Educação Básica/ Santana do Cariri-CE

Saulo Testa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor de Educação Física/ Paiçandu-PR.

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Universidade Estadual do Ceará e do Programa de pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará

Citas

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Publicado

2018-08-31

Cómo citar

DE PAULA, Alisson Slider do Nascimento; OLIVEIRA, Rogério Paes de; TESTA, Saulo; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Formação em Educação Física e a regulamentação da profissão: sistema CONFEF/CREFS e a divisão curricular. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 279–292, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p279-292. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4272. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

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