A relação entre educação e produção na concepção de Antonio Gramsci

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p60-79

Palabras clave:

Antonio Gramsci. Produção. Trabalho e Educação.

Resumen

O objetivo do artigo é investigar a maneira pela qual Antonio Gramsci – revolucionário e intelectual - tratou a relação entre trabalho e educação no decorrer de sua trajetória. Trata-se de uma análise que visa percorrer a construção teórica e conceitual do autor, de modo a captar os pressupostos a partir dos quais ele empreendeu sua concepção de educação. O estudo teve como base principal a leitura das anotações sobre o tema nos Cadernos do Cárcere, cotejando-a com alguns de seus estudiosos. O estudo conclui que na relação entre trabalho e educação estabelecida por Gransci prevalece, no fundamental, uma visão historicista, na medida em que atribui à concepção do mundo das classes exploradas uma função “civilizadora”. O estudo conclui também que tal visão acaba por influenciar um conjunto de pesquisas da área de trabalho e educação no Brasil.

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Biografía del autor/a

Anita Handfas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes.

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Publicado

2020-06-22

Cómo citar

HANDFAS, Anita. A relação entre educação e produção na concepção de Antonio Gramsci. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 60–79, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p60-79. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7349. Acesso em: 22 nov. 2024.

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