Discutindo o Virtual em Pierre Lévy: uma experiência no Skype com alunos da EJAI no Ensino Médio em Maceió/AL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p240-253

Palabras clave:

EJAI, Filosofia, Cibercultura, Ensino-aprendizagem

Resumen

O presente artigo teve como finalidade promover uma prática didático-pedagógica-on-line a alunos de uma escola de Educação Básica em EJAI (Maceió/AL/Brasil). Procurou-se estabelecer a relação de pragma (prática) com um software, o Skype, a alunos do 4º período noturno, fazendo-os relacionar a Filosofia de Pierre Lévy (1996) com as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICS: em ato/ação no ensino e aprendizagem. Fez-se uma aula on-line e outra presencial, na qual se discutiu fragmentos da obra do filósofo francês Lévy. Em um dia estabelecido, 10 (alunos) se encontraram com o docente de Filosofia na rede social Skype para discussão do texto filosófico, e outro presencial para avaliação. A interação e a dialética estabelecida nesses dois encontros da disciplina de Filosofia fez com que os discentes assimilassem o conteúdo filosófico de forma exitosa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yvisson Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Educação pelo PPGE/CEDU/UFAL. É professor de Filosofia da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL). E-mail: yvissongomes@hotmail.com.

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui Pós-doutorado em Educação - área de Formação docente, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal. Tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (1970). Atualmente é professora associada 2. Vice-coordenadora do Comitê Científico da ANPED, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2017/2019). E-mail: naide12@hotmail.com.

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur l'éducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação. E-mail: waltermatias@gmail.com.

Citas

BLANK, J. C. G. Uso das redes sociais em sala de aula: vantagens e problemas da interação on-line. In.: XVII Seminário internacional de Educação do Mercosul. 2015. Disponível em << https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2015/1%20-%20ARTIGOS/USO%20DE%20REDES%20SOCIAIS%20EM%20SALA%20DE%20AULA%20VANTAGENS%20E%20PROBLEMAS%20DA%20INTERACAO%20ONLINE.PDF>> Acesso de Maio de 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em << https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96>> Acesso em Maio de 2019.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em Janeiro de 2019.

DICIONÁRIO ON-LINE. Emancipação. [s.d]. Disponível em << https://www.significadosbr.com.br/emancipacao>> Acesso em Maio de 2019

FARIA, W. F. Educação de jovens e adultos. São Paulo: Person Education do Brasil, 2009.

FLINK, R.; FERREIRA, C. N.; HONORATO, G. M., ARAUJO, J. R.; PROENÇA, T. S. Porque e como atrair e reter os profissionais da Geração Y nas empresas. In.: IX Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2012. Disponível em << http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/34/2012_34_5195.pdf>> Acesso em março de 2019.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios/Paulo Freire. 5. Ed. Editora Afiliada - São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23). FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LÉVY, P. O Que é Virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

MACIEL, W. Dialética. In: Info-Escola: navegando e aprendendo. [s.d]. Disponível em << https://www.infoescola.com/filosofia/dialetica/>> Acesso em Maio de 2019.

PEDROSO, S. G. Dificuldades encontradas no processo de educação de jovens e adultos. In: I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos, 2010, João Pessoa. Jovens, Adultos e Idosos: os sujeitos da EJA. João Pessoa: EDITORA UNIVERSITÁRIA UFPB, 2010. Disponível em: <http://www.catedraunescoeja.org/GT05/COM/COM019.pdf> . Acesso em março de 2019.

PIMENTA, F. J. P. O conceito de virtualização em Pierre Lévy e sua aplicação em hipermídia. Revista Lumila, Facom/UFJF, Vol. 01, nº 01, p. 85-96, Jan-Jun de 2001. Disponível em <http://www.ufjf.br/facom/files/2013/03/R6-Francisco.pdf> Acesso em março de 2019.

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

SANTOS, Yvisson Gomes dos; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; LIMA, Walter Matias. Discutindo o Virtual em Pierre Lévy: uma experiência no Skype com alunos da EJAI no Ensino Médio em Maceió/AL. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 240–253, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p240-253. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7756. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.