Os sentidos do trabalho para técnicos em assuntos educacionais no contexto do modo de produção capitalista
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p330-351Palabras clave:
Sentidos do trabalho, Técnicos em Assuntos Educacionais, Modo de produção capitalista.Resumen
O objetivo do estudo é investigar os sentidos atribuídos ao trabalho por técnicos em assuntos educacionais (TAEs) de uma instituição federal, considerando o modo de produção vigente. A pesquisa qualitativa se caracteriza como descritiva e exploratória. Com diferenças marcantes, mas também elementos em comum, o trabalho do séc. XX até os dias atuais está intrinsecamente vinculado aos ditames do capitalismo, que enxerga os trabalhadores como forças de trabalho – e não como seres humanos. Neste cenário, os sentidos do trabalho para os TAEs do Instituto Federal de Santa Catarina refletem a dupla dimensão do trabalho: Ontológica e Histórica. Ora o trabalho se aproxima da representação de atividade vital e potencializadora do desenvolvimento humano, e ora assemelha-se como atividade estranha ao trabalhador, se resumindo à manutenção da subsistência.Descargas
Citas
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