Diálogos entre conceitos e produto artesanal: uma experiência de integração do currículo da Matemática no ensino de PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p470-484Palabras clave:
Ensino de Matemática. Integração Curricular. Educação de Jovens e Adultos. Artesanato.Resumen
Este estudo apresenta o relato de uma prática docente que permeia a integração do currículo da matemática no primeiro período do curso Técnico em Artesanato, na modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Instituto Federal da cidade de Maceió/AL, articulado às intervenções/argumentações e mediações ocorridas durante o percurso do trabalho matemático, buscando-se estabelecer pontes entre a teoria da integração curricular de Santomé (1998) e outros referenciais da Educação Matemática, com destaque para a contextualização dos saberes, a metodologia da resolução de problemas e a teoria dos campos conceituais. Nessa direção busca-se contribuir no aprimoramento de uma concepção de currículo integrado que justifique a defesa por um trabalho matemático no contexto escolar, que se enquadra a vida quotidiana dos sujeitos artesãos através de elementos presentes na cultura e no mundo do trabalho e pode ser concretizada a partir do processo de contextualização entre o saber do sujeito, através de experiências do seu quotidiano; o saber docente, representado na condução dos conhecimentos matemáticos pelo professor; e, o saber necessário ao mundo do trabalho. Espera-se contribuir em reflexões que levem a construção de propostas que possam auxiliar o ensino da matemática no universo da educação profissional de Jovens e Adultos.
Descargas
Citas
ALAGOAS. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas. Plano do Curso Técnico de Artesanato. Maceió, 2007.
AMADO, L. A. S. O PROEJA e a proposta de integração curricular: dispositivos analisadores da educação. Revista Trab. Educ. Saúde. RJ, v. 13, n. 2, p. 411-428, maio/ago. 2015.
BASS, H. Mathematicians as Educators. In: Notices of the AMS. Volume 44: Number 1, 1997. P. 18-21.
COSTA, R. C. D.; SYDOW, B.; SANTOS, S. V. Currículo integrado no PROEJA: caminhos inéditos para a educação de jovens e adultos!? In: GODINHO, A. [et al] (Orgs). Currículo e saberes do trabalho na educação profissional: estudos sobre o PROEJA. Pelotas: Editora da UFPel, 2012.
CRUZ, Jaqueline Zdebski da Silva; SZYMANSKI, Maria Lidia Sica. O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da Metodologia da Mediação Dialética. In: Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 2, p. 445-465, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index. php/praxiseducativa>
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do Conteúdo. Brasília, Líber Livro Editora, 2008.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. –São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M., RAMOS, M. (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. SP: Cortez, 2012.
GODINHO, A. [et al] (Orgs). Currículo e saberes do trabalho na educação profissional: estudos sobre o PROEJA. Pelotas: Editora da UFPel, 2012.
MEC-Secretaria de Educação à Distância. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Brasília, Boletim 07, maio/junho/2006.
MEC- Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. PROEJA- Educação Profissional Técnica de Nível Médio/Ensino Médio – Documento Base. Brasília, agosto, 2007.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Org.) Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2009. P. 213-231.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos e para onde iremos? IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática. UPF. Passo Fundo. 2012.
PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa/ Luiz Carlos Pais. – 2. ed. 2. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica. 2008. P. 56-128. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 3).
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. e adapt.: Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
PIZZI, L. C.V; LIMEIRA, A. C. S. Currículo do PROEJA: diálogos entre práticas e saberes em uma proposta de integração curricular. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 11, n. 01 abr. 2013.
SANTOMÉ, J. Globalização e Interdisciplinariedade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
VERGNAUD, G. (1982). A classification of cognitive tasks and operations of thought involved in addition and subtraction problems. In Carpenter, T., Moser, J. & Romberg, T. Addition and subtraction. A cognitive perspective. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum. 1982, p. 39-59.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).