Potencialidades da Série de Tv Zoo para o ensino de Biologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p685-702

Palabras clave:

Ensino de Biologia, Narrativas Seriadas, Sequência Didática

Resumen

Este artigo objetivou analisar de que forma uma narrativa seriada pode figurar como eixo norteador na elaboração de sequências didáticas com conteúdos de Biologia. Para isso, foram discutidas diversas características quanto às possibilidades de adoção das narrativas seriadas como forma de potencializar o processo de Ensino de Biologia. A série de Tv Zoo foi escolhida como objeto de estudo graças ao seu diálogo com a Biologia, sendo investigada a partir da Análise Fílmico-Compreensiva da Narrativa Seriada. Em suma, além da concepção de uma sequência didática, foram apresentadas também as potencialidades de uma narrativa seriada para o Ensino da Biologia ao valorizar as subjetividades estudantis em detrimento da corriqueira abordagem conteudista presente no Ensino das Ciências.

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Biografía del autor/a

David Santana Lopes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Estudante de Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)

Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA

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Publicado

2020-06-22

Cómo citar

LOPES, David Santana; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Potencialidades da Série de Tv Zoo para o ensino de Biologia. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 685–702, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p685-702. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8596. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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