Implicações textual-discursivas na composição do gênero meme: uma análise de sua constituição na virtualidade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p856-872Palabras clave:
memes, multimodalidade, redes sociais.Resumen
Este estudo visa refletir o uso da linguagem nas redes sociais e das práticas de comunicação na atualidade, cujas leitura e ressignificação do gênero Meme são, em grande parte, uma construção coletiva em espaços virtuais de interação social. Pretendemos mostrar os resultados de uma análise textual-discursiva do gênero Meme, em que a produção se dá em meios multimodais. Para o estabelecimento da discussão, apoiamo-nos em Barthes (1977), Kress e van Leeuwen (2006), Rojo (2009), Ribeiro (2016), Marcuschi e Xavier (2010), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como uma análise documental, pois foi realizada nas principais redes sociais de compartilhamento de conteúdos e o corpus de análise foi selecionado usando critérios de propagação desses Memes. Os resultados apontam para a necessidade de um olhar mais acurado em relação ao gênero em foco, inclusive em contextos de didatização de Língua Portuguesa.Descargas
Citas
A CIÊNCIA DO HUMOR. [Locução de]: Alexandre Ottoni, Pazos Deive [S.l.]: Jovem Nerd, 15 jul. 2016. Podcast. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdcast/a-ciencia-do-humor-nerdcast-52>. Acesso em: 03 set. 2018.
BARTHES, Roland. Image-Music-Text. London: Fontana, 1977.
BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien, Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BRAGA, Denise Bértoli. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo, SP: Cortez, 2013.
COMO CRIAR MEMES. Disponível em: <https://makeaMeme.org/> Acesso em: 20 set. 2018.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FAÇA SEUS MEMES. Disponível em: < http://www.imagechef.com/ic/pt/Meme-maker/index.jsp > Acesso em: 20 set. 2018.
GOMES, Luiz Fernando. Relações imagem-texto em textos didáticos para EAD: um exercício de ressignificação. In: CONGRESSO DE LEITURADO BRASIL, 17., 2009. Campinas. Anais do 17 COLE, Campinas, SP: ALB, 2009. Disponível em: <http://alb.org.br/wp-content/uploads/2015/11/19-cole-caderno_resumos.pdf >Acesso em: 12 set. 2018.
KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1996 [2006].
JESUS, Aline. Entenda o meme Luiza no Canadá. Techtudo. 12 jan. 2012. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/01/entenda-o-Meme-luiza-no-canada.html> Acesso em: 12 set. 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Org.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARTINO, Luis Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
MEME Menos Luiza que está no Canadá. Disponível em: <http://souanalbafeto.blogspot.com/2012/01/luiza-esta-no-canada.html > Acesso em: 14 set. 2018.
MEMES AND TEMES. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/susan_blackmore_on_Memes_and_temes> Acesso em: 14 set. 2018.
MEMES ANTIGOS. Disponível em: <http://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/luiza-do-canada-e-incluida-em-livro-dos-maiores-Memes-da-internet-no-brasil.html> Acesso em: 14 set. 2018.
MEMES DO ORKUT. Disponível em: <https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2017/11/22/aqueles-que-voce-respeita-os-10-Memes-mais-marcantes-da-historia/> Acesso em: 21 set. 2018.
NAZARÉ CONFUSA. Disponível em:< http://www.museudeMemes.com.br/sermons/nazare-confusa/> Acesso em: 19 set. 2018.
PORQUE VOCÊ NÃO AMADURECE?. Disponível em: <https://www.gerarmemes.com.br/Meme/316619-me-faca-uma-pergunta-mi-fici-imi-pirginti> Acesso em: 15 set. 2018.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola, 2016.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SHEPHERD, Tania Maria Granja; SALIÉS, Tânia Gastão (Orgs.). Linguística da internet. São Paulo: Contexto, 2013.
VIEIRA, Josenia Antunes; ROCHA, Harisson da. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).