Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384

Palabras clave:

Neurociências, Ensino, História

Resumen

A diversificação de estímulos sensoriais nas estratégias pedagógicas, aumenta o foco atencional e melhora o rendimento escolar. A partir dessa hipótese, este estudo objetiva apresentar os efeitos de estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de História e fundamentadas na neuroeducação. Trata-se de um estudo transversal com delineamento quase experimental do tipo pré e pós-teste, desenvolvido com 100 escolares do Ensino Médio. A intervenção pedagógica consistiu na estimulação visual, auditiva e cinestésica associadas à aula expositiva. Verificou-se que uma prática pedagógica baseada na estimulação sensorial como ferramenta para manter o foco atencional e melhorar o arquivamento de novas informações, causou efeito na melhora do rendimento escolar.

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Biografía del autor/a

Rita di Cássia de Oliveira Angelo, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Adjunta do Colegiado de Medicina do Campus Serra Talhada da Universidade de Pernambuco.

Membro permanente do PPGFPPI - Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

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Publicado

2019-12-23

Cómo citar

COSTA, Osnar da; MATOS, Aparecida Maria Bernardo; CUSATI, Iracema Campos; ANGELO, Rita di Cássia de Oliveira. Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 365–384, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8871. Acesso em: 25 nov. 2024.

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