O trato com o conteúdo Jogo no Ensino Médio: perspectivas, conteúdos, metodologias e práticas de avaliação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p667-684

Palabras clave:

Educação Física escolar. Jogo. Ensino Médio.

Resumen

A presente pesquisa discute o trato com o conteúdo jogo no Ensino Médio a partir de estudos e de experiências realizadas na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Por via da pesquisa bibliográfica, temos como objetivo: discutir as perspectivas, as metodologias, os possíveis conteúdos e as práticas de avaliação que podem direcionar o trato com o fenômeno do jogo no Ensino Médio. Apontamos que o ensino do jogo no Ensino Médio deve perpassar por três perspectivas, que são: 1 – O jogo é um fenômeno que transcende a conceituação de prática corporal. 2 - É preciso produzir estudo e compreensão sobre o jogo, superar o fazer pelo fazer. 3 - As experiências corporais devem provocar uma reflexão ampliada sobre o jogo.

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Biografía del autor/a

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa: Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física. Atua como Revisor do periódico Arquivos em Movimento (UFRJ). Possui aproximação, estudos e pesquisas nos seguintes temas: Processos e Práticas Colaborativas de Formação de Professores; Educação Física Escolar; Práticas Corporais e Questões Epistemológicas e Filosóficas da Educação Física. Apresenta experiência na Educação Física escolar e na formação continuada de professores como áreas de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990) e Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é docente associado IV da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; formador de agentes sociais do programa PELC do Ministério da Cidadania. Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP). É Líder do Centro de Estudos Avançados em educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social

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Publicado

2020-06-22

Cómo citar

FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. O trato com o conteúdo Jogo no Ensino Médio: perspectivas, conteúdos, metodologias e práticas de avaliação. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 667–684, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p667-684. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8900. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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