Avanços do pensamento complexo na visão ética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p724-738

Palabras clave:

Pensamento Complexo, Formação docente, Educação online, Ética do gênero humano.

Resumen

O planeta passa por uma crise na qual se privilegia o ter em detrimento do ser, necessitando que os indivíduos acolham o posicionamento ético. Problema: A aproximação do pensamento complexo pela via dos Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin, pode se tornar um caminho para que o docente repense a prática pedagógica? Objetivo: analisar os depoimentos dos professores participantes sobre o saber Ética do gênero humano, que compõe os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin, durante uma pesquisa-ação, num processo de formação continuada online. As contribuições permitiu perceber que existe uma preocupação dos docentes com a inclusão da ética na prática pedagógica com registros de busca de uma sociedade mais ética, justa e igualitária.

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Biografía del autor/a

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora do programa de Pós Graduação Stricto Sensu PUC PR

Edna Liz Prigol, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Bolsista da Capes Pós-doc em Educação na PUC Pr

Publicado

2020-08-18

Cómo citar

BEHRENS, Marilda Aparecida; PRIGOL, Edna Liz. Avanços do pensamento complexo na visão ética. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 724–738, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p724-738. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9862. Acesso em: 12 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

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