Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460

Mots-clés :

Letramento digital. Pandemia. Multimodalidade. Ensino remoto.

Résumé

Neste texto, de cunho ensaístico e inspirado em um debate com minha participação promovido pelo GELLITE UFAL, durante a pandemia do Coronavírus, buscamos rever alguns aspectos da noção de letramento digital, especialmente explicitando o contexto de sua emergência, mais de quinze anos atrás. Em seguida, revemos as noções de aula e de ensino, antes e depois dos condicionamentos da pandemia. Finalmente, com base em proposições de Gunther Kress e na multimodalidade, propomos a análise, pelos professores, da pertinência na adaptação de aulas e atividades on-line, trazendo outras palavras para o campo semântico e metafórico, como tradução e transfiguração, sempre na tentativa de nos distanciarmos das desfigurações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Elisa Ferreira Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-30

Comment citer

RIBEIRO, Ana Elisa Ferreira. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 446–460, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10757. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Debates

Articles similaires

<< < 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.