Evolução filosófica dos processos educativos e a necessidade da adoção de práticas humanistas como garantia ao bem-estar e à qualidade de vida

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p366-385

Mots-clés :

Educação. Humanismo. Alteridade.

Résumé

Esta pesquisa realiza uma análise da evolução filosófica dos processos educativos a partir da necessidade de adoção de práticas humanistas como garantia do bem-estar e qualidade de vida. Desta maneira, é realizada uma reflexão sobre a utilidade dos valores que determinam o mundo da vida, percebendo-se o outro nos processos educativos, uma vez que todo e qualquer ato pedagógico deve ser realizado na alteridade. O estudo partiu de uma metodologia qualitativa, em que, por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados autores da esfera da filosofia que serviram de base às reflexões lançadas. Como resultado, pôde-se compreender que a Educação deve ser repensada sob o prisma humanístico para atingir sua finalidade emancipatória e transformadora da realidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora da UFAL, Doutora e Mestra em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia e Filosofia. E-mail: lanallpalmeira@outlook.com.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0443-7245 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9538287578494559 

Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Faculdade Cesmac do Agreste (Cesmac)

Professora do CESMAC, Mestra em Direito, Doutora em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia. E-mail: carlapriscilla@cesmac.edu.br.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-30

Comment citer

PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos; PRADO, Edna Cristina do. Evolução filosófica dos processos educativos e a necessidade da adoção de práticas humanistas como garantia ao bem-estar e à qualidade de vida. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 366–385, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p366-385. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10951. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.