A crônica e a prática escolar da leitura no ensino médio
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p668-692Mots-clés :
Leitura no Ensino Médio, Prática escolar da leitura, CrônicaRésumé
Este artigo resulta de uma pesquisa de mestrado realizada em 2010 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, cujo objetivo foi o de verificar em que medida a crônica contribuía para as práticas de leitura significativa nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, em duas escolas públicas e duas particulares, localizadas em cidade do interior de Alagoas. Os dados coletados permitiram verificar que, embora fosse um gênero apreciado pelos alunos informantes, ainda era atribuída pouca importância à crônica nas escolas onde a pesquisa foi realizada, especialmente nas escolas particulares. Cremos que se trate de uma situação ainda evidente em salas de aula do Ensino Médio na cidade onde ocorreu a coleta dos dados, o que atualiza o estudo aqui apresentado.
Téléchargements
Références
ADAM, Jean-Michel; HEIDMANN, Ute. O texto literário: por uma abordagem interdisciplinar. Revisão cientifica João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BENDER, Flora Christina. Teoria. In: BENDER, Flora Christina; LAURITO, Ilka Brunhilde. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 2003.
CANDIDO, Antonio. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANDIDO, Antonio et. al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FRANCHETTI, Paulo Elias Allane; PECORA, Antônio Alcir Bernardez. Rubem Braga: literatura comentada. São Paulo: Abril Educação, 1980.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
LAURITO, Ilka Brunhilde. História. In: BENDER, Flora Christina; LAURITO, Ilka Brunhilde. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. .Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Alcir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MARIA, Luzia de. Leitura & colheita: Livros, leitura e formação de leitores. Petrópolis: Vozes, 2008.
MARQUESI, Sueli Cristina. Lendo crônicas: perspectivas para a formação de leitores críticos. In: ANDRADE, Carlos Augusto B.; ROSSATTO, Edson (Org.). Prática de escrita: a crônica - um estímulo à percepção e à criatividade. São Paulo: Andross, 2005.
MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa. São Paulo: Cultrix, 1985.
MONTEIRO, Maria da Conceição Silva Dantas. Crônica literária: um gênero e sua tradição. In: GOMES, João Bosco Figueiredo; OLIVEIRA, Risoleide Rosa Freire de; ARAÚJO, Silvano Pereira de. (Org.). Práticas linguageiras, literatura e ensino. Mossoró: Edições UERN, 2011.
PROENÇA FILHO, Domício. Reflexões sobre a crônica na literatura brasileira. In: CAVALIERE, Ricardo (Org.). Entrelaços entre textos: miscelânea a Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SANTOS, Leonor Werneck dos. Leitura na escola: como estimular os alunos a ler. In: TAVARES, Kátia; BECHER, Sílvia; FRANCO, Claudio (Org.). Ensino médio: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus, 1986.
SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Análise de gênero textual: concepção sócio-retórica. Maceió: EDUFAL, 2005 a.
SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Modelos teóricos e estratégias de leitura: suas implicações no ensino. Maceió: EDUFAL, 2005b.
SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Ateliê de crônicas & portfólio. Leitura: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFAL, v. 42 p. 237-249, 2009.
SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro (Org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2004.
TONELLI, Regina de Oliveira. A desfronteirização do gênero crônica na comunicação contemporânea. 2004. Dissertação ( Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Rio de Janeiro, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).