CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER: A INFLUÊNCIA DA TEORIA FREIREANA NAS PRÁTICAS CURRICULARES

Auteurs-es

  • Fernanda Mayara Sales de Aquino PPGED/UFRN
  • Rosa Aparecida Pinheiro UFRN

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p60

Mots-clés :

Campanha ‘Pé no Chão’, Práticas curriculares, Princípios freireanos.

Résumé

Objetivamos discutir práticas educativas que foram orientadas pela teoria freireana na Campanha De Pé no Chão Também Se Aprende a Ler, realizada na cidade do Natal/RN, na década de 1960, enfatizando a dialogicidade de saberes em sua constituição e influência na organização curricular de ações formadoras em nossa pratica educativa atual. Para tanto, realizamos pesquisas bibliográficas e utilizamos entrevistas que registram narrativas de professores/gestores dessa experiência educacional. A teoria pedagógica freireana fundamentou as práticas educativas de professores da referida Campanha, configurando ações fundamentadas no diálogo e na articulação dos saberes acadêmicos e experienciais como elementos essenciais a elaboração de propostas curriculares de educação de adultos e crianças. Portanto, redimensionamos as proposições vivenciadas como possibilidades presentes à prática de uma educação que considere a dimensão política e cultural dos educandos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2014-07-01

Comment citer

AQUINO, Fernanda Mayara Sales de; PINHEIRO, Rosa Aparecida. CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER: A INFLUÊNCIA DA TEORIA FREIREANA NAS PRÁTICAS CURRICULARES. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 60, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n11p60. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1326. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.