Ações formativas em uma disciplina de prática de ensino de Matemática

Auteurs-es

  • André Lima Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15949

Mots-clés :

Educação Matemática, Formação inicial de professores de matemática, Prática de Ensino de Matemática, Ações formativas, Desenvolvimento profissional docente

Résumé

Este trabalho consiste em um relato de experiência no contexto do desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Matemática e tem como objetivo evidenciar componentes do contexto formativo dessa disciplina que colaboraram para o desenvolvimento profissional dos licenciandos. A experiência foi desenvolvida com graduandos de um curso de licenciatura em Matemática no norte do Paraná e identificamos que, nesse contexto, ações como realização de escritas reflexivas a respeito das aulas, estudo e planejamento de aulas a partir de livros didáticos, discussões com os colegas e o formador, antecipação de possíveis dúvidas e resoluções dos alunos, simulações de aulas, reflexões sobre a própria prática, observações críticas das aulas simuladas, entre outras, são componentes que podem potencializar o desenvolvimento profissional dos futuros professores e auxiliar formadores de professores de Matemática na proposição de práticas colaborativas que integrem conhecimentos teóricos e práticos e que caminhem na direção da superação das limitações ainda existentes em cursos de licenciatura em Matemática no Brasil.

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André Lima Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual do Paraná. 

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. 

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Publié-e

2024-01-22

Comment citer

RODRIGUES, André Lima; TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. Ações formativas em uma disciplina de prática de ensino de Matemática. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15949, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15949. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15949. Acesso em: 12 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

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