Educação Infantil, docência e pandemia

tentativas de vínculos, excesso de demandas, grandes desafios

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16610

Mots-clés :

Educação Infantil, Pandemia COVID-19, Docência

Résumé

Ancoradas na compreensão de que a docência na Educação Infantil se constrói por meio das trocas diárias, das interações e do contato, por meio do estabelecimento de vínculos afetivos que são essenciais na primeira infância, o artigo visa problematizar como tais relações foram estabelecidas durante a pandemia da COVID-19, momento em que as práticas pedagógicas presenciais foram suspensas. Diante desse cenário, algumas inquietações ficaram latentes: Como efetivar uma docência relacional à distância, privilegiando a participação das crianças por meio das telas? Como preservar as conexões com os pequenos num cenário de incertezas? Metodologicamente, se trata de um trabalho de cunho qualitativo e exploratório, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com docentes atuantes na Educação Infantil de um município do interior do Paraná. A geração de dados nos revelou grandes dificuldades das docentes de cumprir com a função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil, que se materializa nos encontros cotidianos.

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Publié-e

2024-10-04

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MACHADO, Leandra Souza; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Educação Infantil, docência e pandemia: tentativas de vínculos, excesso de demandas, grandes desafios. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16610, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16610. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16610. Acesso em: 6 oct. 2024.

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