Alfabetização e heterogeneidade

discursos docentes sobre estratégias didáticas na volta ao ensino presencial

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18013

Mots-clés :

Alfabetização, Estratégias didáticas, Heterogeneidade, Grupo focal, Retorno às aulas presenciais

Résumé

O artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, concluída em 2024, focaliza o ensino da leitura e da escrita, em turmas de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (EF), de redes públicas municipais do estado de Pernambuco,  após a pandemia da Covid-19. Nossa hipótese era de que os estudantes desses anos teriam sido diretamente impactados e seus processos de alfabetização, em função das aulas remotas no contexto pandêmico. Nosso objetivo aqui é apontar as estratégias didáticas construídas pelas professoras dessas turmas, frente ao desafio que se impunha. Como percurso metodológico, realizamos grupo focal virtual  com quatro professoras, sendo uma de turma multisseriada 2º e 3º anos, outra de 4º ano, duas de 5º ano. Evidenciamos que os problemas nas aprendizagens dos alunos se agravaram, devido à pandemia e à desigualdade social que impediu o acesso das classes populares às aulas remotas, conforme avaliaram as docentes. Estas, por sua vez, desenvolveram ações que atendessem à grande  heterogeneidade de conhecimentos dos alunos, partindo do   acolhimento às crianças e suas famílias, da avaliação diagnóstica,  e do desenvolvimento de propostas lúdicas, diversificadas, com apoio da literatura e até a possibilidade de professora extra. Concluímos que as propostas didáticas levadas à cabo pelas docentes não são novas e mesmo assumindo o protagonismo num contexto delicado, tais propostas são envolucradas por concepções tradicionais de alfabetização.

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Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João Del-Rei

Professora Titular da Universidade Federal de São João del-rei. Doutora em educação pela UFMG, associada à ANPED e a ABALF. Tem Pós- doutorado pela University of London, King's College, (2009), pela Goldsmits University of London (2019), pela UFSCAR, 2019-2020). Líder do (GPEALE) grupo de pesquisa Alfabetização, Linguaguem e Colonialidade. Coordenadora Geral da AlfaRede (Rede de Pesquisa em Alfabetização). É pesquisadora da área alfabetização, letramentos, cultura escrita. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização no contexto da pandemia e da pós-pandemia em áreas urbanas e no campo. Pesquisa letramento acadêmico em contextos de internacionalização da universidade. Foi vice-presidente da ABALF 2014-2017. Bolsista produtividade do CNPq. Coordenadora Geral da Alfabetização de Jovens e Adultos na DPAEJA/SECADI-MEC. (Texto informado pelo autor)

Ana Caroline Almeida, Universidade Federal de São João Del-Rei

Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização e Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com estágio sanduíche na University of Wisconsin - EUA. Atuou como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT no Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ/Campus Pinheiral; no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos/UNIPAC - Barbacena, no Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS e na Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG/Barbacena como docente no curso de Pedagogia. Possui experiência na Educação a Distância nas funções de tutora presencial, tutora a Distância e professora conteudista em cursos de graduação e especialização; Possui experiência de 13 anos na Educação Básica. Produz material didático de apoio aos professores da educação básica. É sócia da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização; vice-líder do Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade - GPEALE e integrante do ALFAREDE - alfabetização em rede. Como pesquisadora, trabalha principalmente nos seguintes temas: alfabetização, ensino da leitura e da escrita, letramentos, educação infantil, literatura infantil, infâncias, políticas educacionais para as infâncias. (Texto informado pelo autor)

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Publié-e

2024-11-10

Comment citer

VITOR, Karla Karoline Silva; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline. Alfabetização e heterogeneidade: discursos docentes sobre estratégias didáticas na volta ao ensino presencial. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18013, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18013. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18013. Acesso em: 13 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

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