Tecnologias digitais de informação e comunicação na escola
silenciamento e evidências no pós-pandemia
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18014Mots-clés :
Escola, Tecnologia Digital, Prática docenteRésumé
Este artigo objetiva compreender quais estratégias pedagógicas estão sendo adotadas pelas professoras alfabetizadoras no enfrentamento das dificuldades relacionadas ao acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto pós-pandemia em Alagoas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa (Sampieri; Collado; Lucio, 2013), desenvolvida pelo coletivo AlfaRede, a qual articulou dados de um survey com o material coletado no evento discursivo de grupo focal (Gatti, 2005). Utilizou-se a análise de conteúdo, conforme os pressupostos de Bardin (2011). O corpus de análise, delimitado nesse texto, consiste nos enunciados representativos de um grupo focal realizado em Alagoas. Os resultados indicam que, apesar do silenciamento das redes de ensino, dos desafios enfrentados referentes ao não acesso na escola a uma rede de internet, da disponibilidade precária de recursos tecnológicos, no contexto pós-pandemia, as professoras alfabetizadoras demonstraram de certo modo conhecimento relacionado à usabilidade de recursos digitais e enunciaram tentativas de proporem atividades com o uso das tecnologias. A investigação evidencia também tentativas de produção de materiais, que implica na mobilização de conhecimentos relacionados ao letramento digital das professoras alfabetizadoras.
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