GESTALTPEDAGOGIA: UM CAMINHO TRILHADO NA INTERSUBJETIVIDADE

Auteurs-es

  • Adieliton Tavares Cezar

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p143

Mots-clés :

Gestalt-terapia. Gestaltpedagogia. Intersubjetividade.

Résumé

A intenção central deste estudo é ser um divulgador da Gestaltpedagogia, introduzindo-a como uma proposta educacional para a formação e desenvolvimento dos envolvidos. Este artigo tem por objetivo apresentar esta abordagem em sua dimensão histórica, apontando suas influências, meta e postura. A metodologia utilizada foi uma revisão narrativa de literatura. Foi possível constatar a importância de criar, a partir da necessidade dos alunos, e de enxergá-los como centro do processo de ensino e aprendizagem, enunciando a intersubjetividade como elemento principal do ensino gestaltpedagógico e por meio do qual a aprendizagem e o desenvolvimento acontecem. 

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Biographie de l'auteur-e

Adieliton Tavares Cezar

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (UCL - Rio de Janeiro).

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes (UCAM - Rio de Janeiro).

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Publié-e

2018-04-29

Comment citer

CEZAR, Adieliton Tavares. GESTALTPEDAGOGIA: UM CAMINHO TRILHADO NA INTERSUBJETIVIDADE. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 143, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p143. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3626. Acesso em: 13 août. 2024.

Numéro

Rubrique

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