Integração de tecnologias digitais no ensino: reflexões sobre práticas e formação de professores
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p205-230Mots-clés :
Tecnologia de Informação e Comunicação, Integração no ambiente educativo, Formação de professores, Dimensões epistêmica e técnico-prática.Résumé
Este texto é de cunho teórico e tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a integração de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC - no ambiente escolar como ferramenta de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Mostraremos, apoiando-se em resultados de várias pesquisas, que a integração das TIC no ambiente educacional envolve vários fatores, entre os quais citamos três eixos (Eixo cognitivo, prático/pragmático, temporal) importantes que devem ser levados em consideração quando tratamos da integração das TIC como ferramenta didático-pedagógica. Mostramos que a realidade do uso de novas ferramentas poderosas, transportadoras das dimensões epistêmica e técnico-prática em sala de aula, leva a apreender a integração das TIC no ambiente educacional por meio de um olhar global sobre os dispositivos de formação e a usar quadros teóricos internos e externas à educação matemática para permitir de apreender melhor essa realidade.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).