No interior da memória: caminhos, símbolos e fontes de um passado afrobrasileiro

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p572-582

Mots-clés :

Memória, Africanidades, História Local

Résumé

Este artigo se propõe a discutir as representações sobre o papel da população negra, particularmente no contexto do Ceará, tendo em vista a perspectiva historicamente difundida sobre a pouca presença desta população no âmbito local e sua repercussão, portanto, na produção da imagem do povo cearense a partir dos diferentes espaços de memória. Diante disso, coloca-se o desafio de rediscutir tanto as bases históricas de tal representação, quanto os meios pelos quais vem sendo difundida sistematicamente no imaginário geral. Para tanto, tomamos por base no mapeamento que vem sendo desenvolvido sobre os “vestígios” da população negra (lugares, documentos, artefatos, práticas artístico-culturais) de sua trajetória na região do Maciço do Baturité, de modo a se discutir tais “lugares de memória”

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Biographie de l'auteur-e

Itacir Marques Luz, Universidade de Integração da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB)

Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, na Universidade de Integração da Lusofonia Afrobrasileira - UNILAB. Vinculado aos colegiados dos cursos de História (licenciatura) e Humanidades (bachareloado). Membro do Grupo de Estudos Cultura e Educação na América Portuguesa - GCAP/GEPHE/UFMG; Balafon - Grupo de Estudos sobre África/Ancestralidade, História e Cultura/Unilab; e do Grupo de Estudos África Contemporânea/Unilab. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história e cultura africana e afrobrasileira, história da África e da diáspora africana, panafricanismo, grupos étnicos, ensino de história e história da educação, educação das relações étnicorraciais.

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Publié-e

2019-04-25

Comment citer

LUZ, Itacir Marques. No interior da memória: caminhos, símbolos e fontes de um passado afrobrasileiro. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 572–582, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p572-582. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6216. Acesso em: 12 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Abordagens pedagógicas interdisciplinares para a educação das relações étnico-raciais"

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