Um estudo bibliográfico da Teoria Psicossocial de Erik Erikson: contribuições para a educação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p148-168

Mots-clés :

Erik Erikson. Teoria do Desenvolvimento Psicossocial. Educação.

Résumé

Psicossocial de Erik Erikson para o campo educacional.  Justifica-se pela dificuldade em encontrar referências que discutam essa teoria, assim como, a pouca atenção que recebe em cursos de Pedagogia em Alagoas. Esta pesquisa é bibliográfica de cunho qualitativo, tendo como principais referênciais: Bee (2003), Papalia e Feldman (2013), Carpigiani (2010), Veríssimo (2002), Brandão (2007), Contrim e Parisi (1982), entre outros escritos pesquisados nas bibliotecas virtuais: Scielo, Google Schola e Periódicos da CAPES. Compreendemos que a educação em Erikson é uma constante em todos os estágios de desenvolvimento do homem, atuando como instrumento a serviço da cultura. A versatilidade de seus conceitos possibilita a leitura sobre sujeitos em momentos distintos de vida, oferecendo importantes subsídios teóricos para os profissionais da educação. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Artur Alexandre de M. Leite, Faculdade Estácio de Sá (FAL)

Possui formação em Guia de Turismo Regional pelo Instituto Federal de Alagoas – IFAL (2009). Possui graduação em Licenciatura Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2017). Participou do projeto de extensão “Os pioneiros da educação e a escola nova no Brasil e em Alagoas” (2013). Foi bolsista/pesquisador no Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC –nos projetos: “Itinerários da educação formal e não formal de pessoas negras e indígenas em Alagoas: um estudo das práticas culturais entre os anos 1880 – 1960” (2014/2015) e “A diversidade étnico-racial e o estudo da História da África nos livros didáticos de História do 1º ao 5º nos municípios alagoanos”, (2015/2016 e 2016/2017). Foi estagiário da Secretaria Municipal de Maceió – SEMED, na Coordenação do Programa Mais Educação – PME (2015/2017). Cursa Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional na Faculdade Estácio de Sá – FAL e Especialização em Ensino de História na Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Marcos Leandro Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em PSICOLOGIA (2011) e MESTRADO EM PSICOLOGIA (2015) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente faz DOUTORADO EM EDUCAÇÃO na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Pós Graduação em PSICOLOGIA CLÍNICA e Formação em Terapia Comunitária. Atua como Psicólogo Clínico de um Centro de Atenção de Álcool e Drogas (CAPS AD).

Références

BEE, Helen. Teorias do desenvolvimento. In___. A criança em desenvolvimento. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BORDIGNON, Nelso Antonio. O desenvolvimento psicossocial do jovem adulto em Erik Erikson. Disponível em: < http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1794-44492007000200002>. Acesso em: 09 de outubro de 2018.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CARPIGIANI, Berenice. Erik H. Erikson – Teoria do Desenvolvimento Psicossocial. Disponível em: < http://www.carpsi.com.br/Newsletter_7_ago-10.pdf>. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

CONTRIM, Gilberto; PARISI, Mário. A educação, sua natureza e finalidade. In____. Fundamentos da Educação. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 1982.

NASCIMENTO, Isabela Ribeiro Villares; ALVES, Edvânia dos Santos, JÚNIOR, José Policarpo. Contribuições do pensamento de Erik Erikson à ideia de formação humana à educação. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID2022_09092015150858.pdf>. Acesso em: 09 de outubro de 2018.

PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento. Disponível em https://josesilveira.com/wp-content/uploads/2018/07/Erikson-e-a-teoria-psicossocial-do-desenvolvimento.pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

RODRIGUES, Maria Piazentin Rolim; MELCHIORI, Lígia Ebner. Aspectos do desenvolvimento na idade escolar e na adolescência. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155338/3/unesp-nead_reei1_ee_d06_s01_texto01.pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

SILVA, Alcivan Pereira da; MARQUES, M. L. G. R. Dantas; DANTAS, Gildevan Estrela. Relação entre a teoria psicossocial de Erik Erikson e a adolescência no contexto escolar. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID2732_08092015003107.pdf>. Acesso em: 09 de outubro de 2018.

VERISSÍMO, R. Desenvolvimento psicossocial (Erik Erikson). Porto: Faculdade de Medicina do Porto, 2002.

Téléchargements

Publié-e

2019-04-25

Comment citer

LEITE, Artur Alexandre de M.; SILVA, Marcos Leandro. Um estudo bibliográfico da Teoria Psicossocial de Erik Erikson: contribuições para a educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 148–168, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p148-168. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6332. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.